Imagem chamada

Confira os principais destaques da Google I/O 2018, o maior evento anual da empresa

Google falou do Android P, de inteligência artificial e anunciou várias novidades

A Google realizou ontem a abertura da Google I/O, sua principal conferência anual para entusiastas e desenvolvedores. Durante a apresentação, a empresa destacou principalmente algumas das melhorias que está preparando para serviços que já conhecemos, mas falou também de algumas novidades que estão por vir. Confira os destaques:

1 - Melhorias no Google Assistant

O assistente digital da companhia já é considerado um dos melhores disponíveis, e a Google está trabalhando para tornar as conversas com o recurso mais naturais. Assim, uma das mudanças é um update chamado "Conversas contínuas", em que o usuário vai conseguir continuar fazendo perguntas para o Google Assistant sem ter que ficar repetindo o comando "OK Google" ou "Hey Google" depois da primeira vez.

O recurso também está ganhando novas vozes, totalizando 6 novas opções, que agora não são mais apenas vozes de mulheres. Será possível até selecionar com qual voz o Assistant responde cada membro da família e a Google prometeu incluir a voz do músico John Legend como opção ainda este ano.

2 - Realidade Ampliada (AR) no Google Maps

O Google Maps também está recebendo algumas novidades, mas a mais interessante delas é a integração com a câmera do seu celular. Com o novo recurso, ao traçar uma rota para algum lugar, em vez de ter unicamente aquela visão em mapa traçando a direção, será possível apontar a câmera para a rua e ir recebendo o direcionamento em tempo real de para onde ir.

3 - Novidades sobre o Android P

Como não poderia deixar de ser, a Google falou também do Android P, próxima grande atualização de seu sistema operacional para smartphones. O maior foco da empresa foi na Inteligência Artificial e nas maneiras que o recurso vai ser integrado ao novo sistema. O Android P vai, por exemplo, usar IA para ajudar na otimização da bateria e melhorar a autonomia, detectando automaticamente quais apps estão sendo usados e quais não precisam de energia no momento, por exemplo.

IA também será usada para regular o brilho do aparelho, aprendendo a rotina e os costumes do usuário para adaptar o brilho da tela de acordo com a necessidade com mais precisão. 

Além disso, a Google pretende lançar uma nova interface mostrando seus hábitos e quantidade de uso do smartphone, para ajudar a alertar e combater o vício em telas, promovendo um uso mais saudável do aparelho. E claro que a IA também entra nesse acompanhamento. O beta público do Android P já pode ser testado em alguns dispositivos.

4 - Novos smart displays de parceiros

No anúncio da versão 1.0 do Android Things, a Google já havia mencionado que faria o lançamento de "telas inteligentes" usando os sistema nos próximos meses. Na I/O, a empresa falou um pouco mais sobre o assunto.

LG, JBL e Lenovo são algumas das companhias que vão ter smart displays com Google Assistant chegando às lojas logo em julho. Os smart displays vão funcionar mais ou menos como a tela de um computador, permitindo assistir alguns serviços de streaming, como o YouTube TV, e mostrando telas ambiente customizáveis, com um relógio, previsão do tempo, fotos do usuário, etc.

5 - Google News, Tensor Unit 3.0 e outras novidades

A keynote da Google em seu evento foi bem longa e foram comentadas muitas outras novidades. A empresa falou de uma revitalização na sua plataforma Google News, trazendo recursos como "cobertura completa", que organiza notícias continuadas sobre um assunto específico, por exemplo. 

A empresa anunciou também o Tensor Processor Unit 3.0, terceira versão de seu pequeno processador especialmente voltado para lidar com operações de máquina e IA. O foco da empresa é tão forte na área agora que sua divisão Google Research foi renomeada para Google AI.

Você pode assistir à keynote na íntegra (em inglês) neste link - começa em 1:20:00.

Fonte: TechCrunch, Android Authority
User img

João Gabriel Nogueira

Chromebooks devem ganhar suporte a dual-boot com Windows 10 e Chrome OS

Recurso seria feito nos moldes do Bootcamp, implementado pela Apple no Mac OS


Google deve deixar de ganhar pelo menos US$ 50 milhões com Fortnite fora da Google Play

Epic Games decidiu não colocar seu popular Battle Royale na loja da Google


Google Phone recebe nova atualização com Material Design 2, renovando seu visual

App de chamadas do Android agora tem mais espaços em branco e uma tela mais limpa


Google Pixel 3 XL aparece em vídeo com tela de 6,7 polegadas [Rumor]

Produto também teria bateria de 3.430mAh, acima da média do mercado


Fabricante chinesa Vivo promete atualizar seus celulares pro Android 9 Pie até o fim de 2018

A especulação é que os primeiros aparelhos a receberem a novidade serão o Vivo X21 e o Vivo Nex S