Imagem chamada

Volvo Cars e Volvo Trucks vão compartilhar dados entre seus veículos

O objetivo é aprimorar a segurança nas estradas

A empresa de carros Volvo Cars e a fabricante de caminhões Volvo Trucks anunciaram uma parceria para compartilhar dados entre seus veículos. Apesar dos nomes, as duas companhias operam de maneira independente, mas vão trabalhar juntas para tornar o trânsito mais seguro.

Utilizando um sistema de nuvem, as fabricantes vão compartilhar dados em tempo real capturados pelos seus veículos. Com isso, os carros vão "aprender" uns com os outros e receber alertar de possíveis perigos nas estradas.

 "Compartilhar dados de segurança em tempo real com base em nossa tecnologia de segurança conectada pode ajudar a evitar acidentes. Quanto mais veículos tivermos trocando informações de segurança a todo momento, mais protegidas estarão nossas estradas"
- Malin Ekholm, vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo Cars

A novidade estará disponível ainda este ano em um grupo seleto de caminhões da Volvo vendidos na Suécia e Noruega e carros da Volvo Cars equipados com o sistema de Alerta Luminoso de Perigo. 

03/04/2018 às 19:15
Artigo

Quais são os 5 níveis de carros autônomos e o que significam

Entenda em que nível estamos e quando teremos veículos que dirigem sozinhos

Segundo as fabricantes, os dados serão compartilhados de forma anônima, ou seja, os motoristas não precisam se preocupar com questões de privacidade.

O compartilhamento de informações entre carros é uma das grandes tendências do mercado automotivo e deve se tornar cada vez mais comum para impulsionar tecnologias como direção autônoma.

Recentemente, um grupo de 30 montadoras criaram uma iniciativa para pesquisar o blockchain, tecnologia que deve acelerar ainda mais esse processo.