Ford testa a tecnologia C-V2X, que conecta carros e ambiente para aprimorar direção

Empresa está fazendo experimentos na China

Ford testa a tecnologia C-V2X, que conecta carros e ambiente para aprimorar direção

Em parceria com a estatal chinesa Datang, a Ford começou a testar a tecnologia C-V2X, que permite comunicação entre o carro e o ambiente ao seu redor.

Utilizando redes móveis como 3G, 4G e 5G, a tecnologia C-V2X, desenvolvida pela Qualcomm, utiliza um smartphone para captar informações ao redor do veículo, e também recebidas de outros carros, para aprimorar a experiência de direção autônoma.


Com as informações extras, os veículos conectados oferecerão mais segurança e trarão mais eficiência para o trânsito. Os testes da Ford estão sendo feitos em uma área controlada de Xangai e, segundo a empresa, estão sendo bem sucedidos.

“Este trabalho é de grande importância para o desenvolvimento da indústria de automóveis inteligentes na China. A Datang é líder em LTE-V2X e acreditamos que esta tecnologia será fundamental para a transformação da indústria automotiva nos próximos anos.”
-  Chen Shanzhi, vice-presidente da Datang

Como já relatamos por aqui recentemente, um dos objetivos das fabricantes de automóveis é criar uma rede de informações conectado todos os veículos e também o ambiente ao seu redor. Para a Ford, a tecnologia o C-V2X será amplamente utilizada como linguagem padrão para o sistema de comunicação "Veículo-para-Tudo". 

03/04/2018 às 19:15
Artigo

Quais são os 5 níveis de carros autônomos e o que significam

Entenda em que nível estamos e quando teremos veículos que dirigem sozinhos

“Para atingirmos a meta de futuros carros inteligentes em cidades inteligentes, toda a tecnologia deve falar a mesma linguagem”, explica Don Butler, diretor executivo de Veículos e Serviços Conectados da fabricante. “A Ford acredita que o C-V2X pode reduzir os congestionamentos e acidentes rodoviários, criando a infraestrutura para os veículos autônomos e recursos inteligentes de segurança.”

A Ford não deu uma data para que seus carros conectados com C-V2X comecem a ser distribuídos pelo mundo. A fabricante japonesa Toyota promete trazer uma tecnologia similar ao mercado em 2021, ano em que os carros autônomos já devem estar começando a se popularizar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.