Google lança Semantic Experiences, sistema de IA que interage com usuário

Google lança Semantic Experiences, sistema de IA que interage com usuário

Inteligência Artificial tem como base associação de palavras

A Google publicou hoje em seu blog um experimento chamado Semantic Experiences, que permite que usuários interajam com sua inteligência artificial (IA) de associação de palavras de uma forma lúdica. A empresa liberou alguma maneiras nas quais as pessoas podem conversar com a AI, envolvendo perguntas quizzes e pesquisa.

O modo de pesquisa no Google Livros chamado Talk to Books ("converse com os livros") oferece a opção do usuário fazer perguntas ao sistema ao invés de procurar por títulos. Ao perguntar para a IA, ela poderá responder com citações de livros que fazem referência à pergunta. Por exemplo, "por que Napoleão foi exilado" será respondido com diversas citações de obras relacionadas ao assunto, assim o leitor poderá escolher qual livro mais se assemelha ao seu interesse de leitura.


O segundo projeto que a Google destaca é um jogo chamado Semantris em que o usuário recebe uma lista de palavras e uma em particular é destacada. Você digita a palavra que mais associa a ela, e as palavras serão reordenadas com as correspondências mais próximas à sua palavra na parte inferior - tudo isso é ordenado do jeito que a IA da Google "entende". Se você mover uma palavra para a parte inferior, ela vai explodir e adicionar novas palavras. 


Podem não ser maneiras tão divertidas de brincar com uma IA da Google, mas é um recurso importante de associação de palavras que auxilia no desenvolvimento de aprendizado de máquina. É possível que a IA aprenda cada vez mais, contanto que pessoas interajam com ela.

Você pode acessar o Talk to Books neste link aqui e o Semantris neste outro link aqui. Por enquanto a IA de associação de palavras está em inglês, então é necessário que você saiba um pouquinho da língua para poder brincar com a máquina da Google.  

Fonte: Google Blog
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.