Saiba o que é o Gorilla Glass e o que cada geração oferece

Saiba o que é o Gorilla Glass e o que cada geração oferece

O iPhone foi o primeiro smartphone a vir com a tela e hoje ela é amplamente utilizada

Smartphones estão longe de serem brinquedos, nós carregamos agendas, contatos profissionais e informações pessoais neles. Como já disse no artigo sobre as certificações IP67 e IP68, toda a proteção para nossos queridos aparelhos são bem vindas, mas nós precisamos saber o que cada tipo de proteção significa antes de investir nelas.
 

O que é?

Gorilla Glass é um vidro muito mais resistente, fino e maleável que vidros comuns. Ele é utilizado principalmente em aparelhos eletrônicos e sua popularização começou nos smartphones. 

02/05/2018 às 13:40
Notícia

LG revela oficialmente smartphone LG G7 ThinQ

O aparelho vem com tela de 1000 nit e foco em funcionalidades de inteligência artificial

Esta não é uma garantia que a sua tela jamais quebrará, a verdade é que o Gorilla Glass protege contra arranhões e pressões contra o smartphone, mas uma queda simples pode sim trincar a tela do seu smartphone. Nem mesmo a última geração garante que sua tela não quebrará, de qualquer forma, é uma proteção muito valiosa e diminui as chances de inutilizar o display.
 

Como é feito?

A empresa fabricante do Gorilla Glass, a Corning, conseguiu se destacar no mercado quando descobriu como deixar vidros altamente resistentes e finos para serem utilizados em smartphones. O processo de criação do vidro deles é semelhante a de vidros comuns, sua grande diferença está num composto de alumínio, silício e oxigênio, o álcali-aluminosilicato. Esta mistura de elementos não é encontrada na natureza, sua criação tem de ser feita em laboratório.

O diferencial do Gorilla Glass está em um componente chamado álcali-aluminosilicato

O processo de criação do Gorilla Glass exige uma compressão de átomos e o álcali-aluminosilicato permite que mais átomos sejam comprimidos em um espaço menor, deixando o material rígido mesmo em espessuras de um fio de cabelo. 

Até hoje existem 5 gerações de vidros Gorilla Glass, sendo que o Gorilla Glass 5 é pelo menos 5 vezes mais resistente que o primeiro Gorilla Glass lançado em 2006.
 

Continua depois da publicidade

Gorilla Glass 1

A primeira geração foi marcada por uma parceria entre a Corning e a Apple. A empresa da maça pediu um vidro de 1,3mm de espessura que fosse oleofóbico, criando uma proteção contra marcas de digitais para o primeiro iPhone. Relembre o lançamento do primeiro iPhone abaixo. 

 

Gorilla Glass 2

 

Foi lançado em 2012 e é 20% mais fino que o primeiro, redução importante para que os fabricantes da época conseguissem reduzir o tamanho dos smartphones. A espessura também permitiu mais sensibilidade na tela touch mantendo a resistência do modelo anterior. Exemplos: Samsung Galaxy S3, LG Optimus G, Nexus 4.

Gorilla Glass 3

Seu lançamento aconteceu na CES 2013 e trouxe melhorias significativas. Além de ter ficado até 3 vezes mais resistentes a rachaduras em relação à geração anterior, a Corning trabalhou para diminuir a sensibilidade do vidro à riscos com uma tecnologia que a empresa chama de Native Damage Resistance. Exemplos: Moto G, Moto X, Galaxy S4.

Continua depois da publicidade


Gorilla Glass 4

Esta geração é de 2014, com o Gorilla Glass muito popular e presente nos topos de linha. Para a quarta versão, os cientistas não mudaram atributos como espessura ou durabilidade, em vez disso, investiram todos os seus esforços em deixar o vidro resistente à quedas.

A Corning realizou uma pesquisa de mercado e constatou que 70% dos danos em Smartphones aconteciam por quedas a cerca de 1 metro de altura. Esta é mais ou menos a distância do chão para o nosso bolso ou uma mesa, por exemplo. 

Após diversos testes e aperfeiçoamentos, foi constatado que o novo Gorilla Glass suportava 80% das quedas na altura em que costumamos utilizar smartphones. 

Exemplos: Samsung Galaxy S7, ASUS Zenfone Max, Microsoft Lumia 950 XL.


Gorilla Glass 5

A diferença desta geração para a anterior é a altura suportada que passou de 1 para 1,6 metros. A tela continua quebrável, mas sobrevive em 80% das vezes em alturas de até 1,6 metros. Exemplo: Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9+, LGV30, LG V30S ThinQ, OnePlus5, Xperia XZ1.  Neste link você confere a lista completa de aparelhos com Gorilla Glass 5.


Gorilla Glass 6

Empresa anuncia que o Gorilla Glass 6 oferece o dobro de proteção do Gorilla Glass 5
A Corning não especificou qual a maior altura que esta geração pode suportar, mas divulgou que em seus testes a tela sobreviveu a 15 quedas consecutivas de 1 metro e afirma ser duas vezes mais resistente que a geração anterior. Por ter sido anunciada no meio de julho de 2018, ainda não temos exemplos de aparelhos com essa tecnologia no mercado, mas provavelmente os primeiros modelos equipados com a tela devem ser os de alto desempenho.  Neste link você confere a descrição do Gorilla Glass 6 no site oficial da Corning.


Seu gadget tem Gorilla Glass?

Apesar das proteções, muitos quebraram a tela logo na primeira queda do smartphone questionando o real benefício dessa tecnologia de proteção.

Caso queira saber se o seu dispositivo tem Gorilla Glass, você pode acessar o site da Corning que lá tem a lista completa de produtos pelo nome do aparelho ou neste outro que faz a listagem por marca

Fonte: Corning
HMD divulga que já vendeu 70 milhões de smartphones durante os dois anos com a marca Nokia

HMD divulga que já vendeu 70 milhões de smartphones durante os dois anos com a marca Nokia

Empresa responsável por trocar o sistema operacional do Nokia para Android faz dois anos


ASUS informa que cresceu 35% em vendas no Brasil com relação a 2017

ASUS informa que cresceu 35% em vendas no Brasil com relação a 2017

De acordo com o relatório do IDC, a empresa é a 4ª entre as marcas Android mais vendidas no Brasil


Corning já está trabalhando numa versão do Gorilla Glass para telas dobráveis

Corning já está trabalhando numa versão do Gorilla Glass para telas dobráveis

Empresa trabalha com alguns vidros que chegam a ser mais finos que um fio de cabelo


OnePlus deve lançar primeiro smartphone 5G da Europa

OnePlus deve lançar primeiro smartphone 5G da Europa

Enquanto concorrentes fazem parceria com Verizon nos EUA, fabricante se volta para EE no Reino Unido


ANATEL vai cobrar taxa de R$200 para smartphones importados não homologados

ANATEL vai cobrar taxa de R$200 para smartphones importados não homologados

Medida vale também para qualquer produto emissor de radiofrequência