Pesquisadores desenvolvem Fribo, robô para ajudar quem mora sozinho a socializar

Pesquisadores desenvolvem Fribo, robô para ajudar quem mora sozinho a socializar

Produto foi projetado para encorajar jovens a mandarem mensagens e ligarem uns para os outros

Pesquisadores das universidades sul-coreanas Yonsei e Kaist apresentaram o robô Fribo, que foi projetado para ajudar pessoas jovens que moram sozinhas a socializar com seus amigos.

Ele só funciona se você e os seus amigos tiverem um Fribo em cada casa. Juntos, eles criam o que os pesquisadores chamam de "espaço virtual de convivência". Para isso, o robô fica ouvindo e identificando a atividade na casa do usuário e usa isso para encorajá-los a conversar entre si por mensagens.


Ao utilizar microfones e sensores, o Fibro sabe quando o usuário chega em casa, liga as lâmpadas, abre a geladeira ou começa a lavar as roupas. De acordo com os desenvolvedores, essas informações são compartilhadas de maneira anônima com o resto do grupo.

"Oho! Seu amigo acabou de abrir a porta da frente. Alguém acabou de chegar em casa?", sugere o robô. A partir daí, os outros usuários podem demonstrar sua aprovação ao bater duas vezes na mesa perto do robô. Ao reconhecer isso, ele envia uma mensagem no grupo de chat para iniciar uma conversa.

Os cientistas apresentaram o Fribo na ACM/IEEE International Conference on Human Robot Interaction e ainda entrevistaram 4 grupos de jovens que testaram o robô por mais de 1 mês. Ao menos as reações iniciais ao projeto foram positivas.

"Eu posso imaginar o que meu amigo está fazendo e eu sinto que nós vivemos na mesma casa, mas em outro quarto. É como compartilhar minhas atividades diárias com meus amigos. Eu geralmente acordo tarde de manhã, mas quando eu comecei a perceber meus amigos se arrumando cedo, eu comecei a pensar em começar o dia mais cedo com meus amigos".
- Relato de um dos jovens que participou dos testes

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.