Facebook revela que escândalo da Cambridge Analytica atingiu 87 milhões de usuários, incluindo brasileiros

Facebook revela que escândalo da Cambridge Analytica atingiu 87 milhões de usuários, incluindo brasileiros

Empresa de comunicação usou dados de forma indevida durante eleições dos Estados Unidos

O Facebook anunciou que 87 milhões de seus usuários foram vítimas do uso indevido de dados da Cambridge Analytica, o último grande escândalo da rede social. Quando o caso veio ao público, estimava-se que "apenas" 50 milhões de pessoas tinham sido afetadas.

As informações divulgadas pelo Facebook também indicam que dados de cerca de 443 mil contas de brasileiros na rede social também passaram pelas mãos da Cambridge Analytica.


Utilizando brechas do Facebook, a Cambridge Analytica adquiriu e usou ilegalmente os dados de usuários do Facebook para direcionar postagens políticas durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos.

A divulgação do caso acabou fazendo o Facebook perder US$ 50 bilhões de seu valor em dois dias, além de tomar providências para que situações como essa não se repitam.

A partir do dia 9 de abril, segunda-feira, a rede social alertará os usuários que tiveram suas informações utilizadas de forma ilegal pela Cambridge Analytica. Além disso, a o site também vai avisar o usuário sobre aplicativos e APIs, como os famosos testes de Facebooks, que guardam dados após serem usados.


A partir de agora, estes aplicativos também receberão menos informações vindas de perfis do Facebook, e o acesso aos dados compartilhados será vetado caso o usuário deixe de abrir o app por três meses.

Mais informações sobre as mudanças feitas pelo Facebook estão disponíveis neste post.

Via: Facebook
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.