Facebook começa a mostrar informações de autores de notícias para combater fake news

Facebook começa a mostrar informações de autores de notícias para combater fake news

Novidade já está disponível para todos os usuários dos Estados Unidos

Após meses de testes, o Facebook liberou para todos os usuários dos Estados Unidos uma nova ferramenta que traz mais contexto para as notícias publicadas na rede social. A iniciativa é mais um dos esforços da empresa para combater as postagens falsas.

Agora, os leitores que receberam a novidade podem ler informações extras sobre quem está fazendo a publicação da notícia. No exemplo utilizado pelo Facebook no vídeo abaixo, a publicação foi feita pela Associated Press.

Ao pressionar o botão de informações, o usuário recebe um breve texto retirado da Wikipédia sobre o veículo ou jornalista que escreveu a publicação, além de mais artigos relacionados com o tema e o autor.


A ferramenta também mostrará um botão para o usuário seguir o comunicador para receber mais postagens e também ver a página da Wikipédia completa do veículo.

O Facebook ressalta que a ausência de uma página do Wikipédia do jornalista ou veículo que está publicando também pode ser considerada um "contexto útil" para as notícias compartilhadas. Ou seja, para a rede social, ter uma página na Wikipédia é um sinônimo de credibilidade.

As informações extras também mostrarão quais amigos do usuário compartilharam a publicação e um pequeno mapa exibindo lugares em que o assunto está sendo comentado.

O Facebook espera receber opiniões dos usuários sobre a ferramenta para aprimorá-la e, possivelmente, fazer um lançamento mundial em breve.

No Brasil, o combate contra as notícias falsas no Facebook está acontecendo por meio de parceria com agências de checagem. Junto com Aos Fatos, a rede social apresentou o projeto Fátima e, recentemente, também lançou um bot feito com a Agência Lupa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.