Imagem chamada

Facebook começa a mostrar informações de autores de notícias para combater fake news

Novidade já está disponível para todos os usuários dos Estados Unidos

Após meses de testes, o Facebook liberou para todos os usuários dos Estados Unidos uma nova ferramenta que traz mais contexto para as notícias publicadas na rede social. A iniciativa é mais um dos esforços da empresa para combater as postagens falsas.

Agora, os leitores que receberam a novidade podem ler informações extras sobre quem está fazendo a publicação da notícia. No exemplo utilizado pelo Facebook no vídeo abaixo, a publicação foi feita pela Associated Press.

Ao pressionar o botão de informações, o usuário recebe um breve texto retirado da Wikipédia sobre o veículo ou jornalista que escreveu a publicação, além de mais artigos relacionados com o tema e o autor.


A ferramenta também mostrará um botão para o usuário seguir o comunicador para receber mais postagens e também ver a página da Wikipédia completa do veículo.

O Facebook ressalta que a ausência de uma página do Wikipédia do jornalista ou veículo que está publicando também pode ser considerada um "contexto útil" para as notícias compartilhadas. Ou seja, para a rede social, ter uma página na Wikipédia é um sinônimo de credibilidade.

As informações extras também mostrarão quais amigos do usuário compartilharam a publicação e um pequeno mapa exibindo lugares em que o assunto está sendo comentado.

O Facebook espera receber opiniões dos usuários sobre a ferramenta para aprimorá-la e, possivelmente, fazer um lançamento mundial em breve.

No Brasil, o combate contra as notícias falsas no Facebook está acontecendo por meio de parceria com agências de checagem. Junto com Aos Fatos, a rede social apresentou o projeto Fátima e, recentemente, também lançou um bot feito com a Agência Lupa.

Via: The Verge

Skype vai ganhar recurso para arquivar conversas de contatos e grupos no futuro

Recurso já está sendo testado pelo pessoal do programa Insider Preview


Netflix testa propagandas de seu conteúdo entre episódios das séries e irrita usuários

Empresa afirmou que quer ajudar pessoas a encontrarem conteúdos que gostem


Hacker de 16 anos invade computadores da Apple e baixa 90GB em arquivos ao longo de um ano

Segundo o advogado de defesa, o rapaz fez isso por ser fã da marca


Backups do WhatsApp deixam de contar dentro do limite de espaço do Google Drive

Novidade foi anunciada após acordo entre a Google e a subsidiária do Facebook


Samsung anuncia o primeiro modem 5G para dispositivos móveis, o Exynos 5100

Empresa afirma que este é o primeiro modem que alcança os padrões da 3GPP