Agência Lupa e Facebook lançam bot para checagem de fatos das eleições através do Messenger

Agência Lupa e Facebook lançam bot para checagem de fatos das eleições através do Messenger

Iniciativa busca combater notícias falsas relacionadas a políticos

A Agência Lupa se juntou com o Facebook para criar um bot que realiza checagem de fatos relacionados às eleições de 2018 através do serviço de mensagens Messenger. O robô vai utilizar palavras-chave das perguntas feitas pelos usuários para acessar e conferir o acervo da agência de fact-checking.

Depois disso, ele decide se a afirmação que o usuário quer checar é verdadeira, falsa ou exagerada, entre outras opções. O bot também vai fornecer links onde o eleitor pode ler mais informações sobre o tema.

O sistema foi desenvolvido em parceira co mo AppCívico e se baseia numa plataforma que a agência Les Decodéurs do Le Monde usou nas eleições da França do ano passado.

 “Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar decisões mais acertadas. Queremos ajudar os eleitores a encontrar dados corretos sobre aqueles que poderão vir a ser os líderes do país”

- Diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila

O robô estará disponível para os cerca de 125 milhões de usuários mensais ativos do Facebook no Brasil. A rede social contribuiu com cerca de R$ 250 mil para o projeto.

Via: Poynter Fonte: Agência Lupa
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.