A Aruba, uma companhia do grupo HP, anunciou uma nova tecnologia chamada NetInsight, que promete usar inteligência artificial para contribuir com o gerenciamento de redes de internet de grande escala.
Para isso, utiliza-se aprendizado de máquina para monitorar o funcionamento da conexão de internet de um determinado local de maneira contínua. O recurso então irá fornecer insights sobre anomalias na rede e então recomendar maneiras de melhorar e otimizar a experiência dos usuários.
Isso vale especialmente para aparelhos móveis e dispositivos de Internet das Coisas que sejam críticos para o local de trabalho ou estudo onde o NetInsight for implementado.
A companhia utiliza como exemplo a Universidade de Washington, que já é cliente da Aruba. No total, são mais de 12 mil pontos de acesso de Wi-Fi e 150 mil dispositivos conectados à rede por dia, através dos campi, hospitais e clínicas.
"Os campi e hospitais digitais de hoje dependem cada vez mais de aplicativos complexos, dispositivos inteligentes e usuários móveis que esperam ter conectividade em todos os lugares. Com o Aruba NetInsight, temos acesso aos dados de rede com visualização dos fluxos e análises úteis, que nos ajudam a tomar decisões essenciais sobre expansão e nova cobertura, como o Wi-Fi externo para novos edifícios. Também podemos validar os impactos antes e depois da mudança de rede, para oferecer de forma proativa a melhor experiência possível para o usuário."
A solução NetInsight está disponível em forma de uma assinatura de US$ 30 para cada dispositivo de rede (seja um ponto de acesso ou um controlador). De acordo com a Aruba, porém, o preço varia com assinatura por vários anos.