Tumblr confirma que 84 contas eram fakes russos para influenciar eleições dos EUA

Tumblr confirma que 84 contas eram fakes russos para influenciar eleições dos EUA

Não só Twitter e Facebook foram alvos de informações falsas nas campanhas presidenciais de 2016

O Tumblr confirmou hoje que 84 contas de usuários da plataforma estão ligadas ao governo Russo e com sua Agência de Pesquisa na Internet (IRA). A companhia diz que essas contas eram usadas para distribuir informações falsas durante as campanhas eleitorais nos Estados Unidos em 2016. O Tumblr bloqueou as contas e deletou suas publicizações.

Segundo o Tumblr, a IRA recrutou mais de mil pessoas para se engajarem em redes sociais por meio de perfis falsos e publicar informações incorretas durante a última campanha de eleições presidenciais nos Estados Unidos.

19/02/2018 às 15:31
Notícia

Justiça dos EUA indicia 13 cidadãos russos por interferência ...

Grupos da Rússia seriam responsáveis por espalhar desinformação nas redes sociais


Uma das ações do Tubmlr será enviar e-mails para todas as contas que curtiram ou compartilharam os conteúdos falsos dessas contas fakes. Além disso, a plataforma vai publicar o nome de todas as contas ligadas à IRA e continuar monitorando ações similares.

Há um mês, o site Buzzfeed tinha acusado o Tumblr de contar com usuários "fakes" que espalhavam informações falsas. Podemos entender então que não era somente o Twitter e Facebook as plataformas responsáveis por veicular "fake news". 

Via: Engadget
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.