Imagem chamada

Facebook enfrenta processos de acionistas depois de escândalo de dados pessoais

Ações pedem indenização e melhor gerenciamento corporativo da empresa

O Facebook está lidando com quatro processos relacionados ao escândalo do uso de dados pela empresa de análise Cambridge Analyticas. Pelo menos três deles foram criados por acionistas, e Fan Yuan, uma das acionistas do Facebook, entrou com uma ação na corte federal de São Francisco contra Mark Zuckerberg e o CFO da rede social, David Wehner.

22/03/2018 às 09:05
Notícia

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, enfim comenta sobre o últim...

Executivo falou sobre que medidas estão sendo e serão tomadas para evitar isso no futuro

De acordo com o Bloomberg, Fan Yuan iniciou uma ação coletiva contra a empresa, focando na queda do preço das ações para aqueles que as compraram antes do relatório que alertava sobre o uso de dados da Cabridge Analytica. O acionista Rbert Casey também processou o Facebook em pautas semelhantes em outro tribunal.

Outras denúncia, dessa vez feita por Jeremiah Hallisey, nomeia o CEO Zuckerberg, o COO Sheryl Sandberg e os membros do Facebook Marc Andreessen, Peter Thiel, Reed Hastings, Erskine Bowles, Susan Desmond-Hellmann e Jan Koum como réus.

DADOS DE 50 MILHÕES DE USUÁRIOS FORAM USADOS POR EMPRESA DE ESTRATÉGIA DE MERCADO

Segundo a denúncia, "cada um dos réus violou conscientemente e deliberadamente seus deveres de franqueza, boa-fé, lealdade e questionamentos razoáveis ao Facebook e aos seus acionistas, deixando de agir para garantir que o Facebook mantivesse controles internos adequados para cumprir o pedido de consentimento e outras leis aplicáveis".

21/03/2018 às 10:00
Notícia

Facebook perde quase US$ 50 bilhões de valor de mercado em do...

Após escândalo de apropriação de dados, empresa caiu no rank global de valor de mercado


Os processos buscam indenizações por parte da empresa da rede social e melhorias no gerenciamento corporativo da mesma. O Facebook também está sendo investigado pelos está sendo investigado por procuradores de Nova Iorque e Massachusetts.