Vídeo capturado por sistema autônomo mostra o momento do acidente de carro da Uber

Vídeo capturado por sistema autônomo mostra o momento do acidente de carro da Uber

Investigações sobre o caso estão em andamento

As investigações do acidente com o carro autônomo da Uber que deixou uma vítima estão em andamento e, recentemente, a polícia da cidade de Tempe liberou novas informações sobre o caso.

Os investigadores tiveram acesso aos sensores do carro e conseguiram imagens mostrando o exato momento do acidente. O vídeo compartilhado em um tweet mostra a vítima atravessando a rua fora da faixa e aparecendo das sombras ao ser atingida pelo veículo.

As imagens foram editadas para retirar o momento da batida. Antes de apertar o play, esteja ciente de que as imagens são fortes e podem ser perturbadoras.


Apesar de estar no modo autônomo, o carro da Uber estava com um motorista de apoio, mas que não estava prestando atenção na estrada no momento da colisão, como mostra o vídeo.

Ontem, a chefe da polícia de Tempe, Sylvia Moir, disse que o tempo de reação foi bastante curto e que nem um humano teria conseguido evitar o acidente.

"Está muito claro que teria sido difícil evitar essa colisão em qualquer modo (autônomo ou dirigido pela pessoa) baseado na maneira que ela saiu das sombras direto pra rua (...) Eu suspeito preliminarmente que parece que a Uber provavelmente não teve culpa neste acidente."

Por outro lado, especialistas na tecnologia afirmam que a culpa do acidente foi do Volvo XC90 e o sistema automatizado da Uber. Apesar da câmera frontal não ter "visto" a pedestre chegando, outros sensores deveriam ter acionado um sinal de alerta, como o radares de movimento e o sistema Lidar.

Continua após a publicidade

01/03/2018 às 10:11
Notícia

Waymo lança vídeo mostrando como os carros autônomos veem o m...

Produção visa mostrar para as pessoas como a tecnologia é segura


Diversas empresas que estão avançadas na tecnologia de direção autônoma já demonstraram sistemas que são capazes de prever situações e perigos utilizando radares. Como a direção autônoma da Uber ainda está em testes, o sistema talvez não esteja desenvolvido o suficiente para evitar esse tipo de situação.

"Apesar do vídeo não mostrar toda a situação, ele sugere uma falha do sistema de direção automática da Uber e falta de atenção do motorista (e da vítima)"
- Bryant Walker Smith, professor de direito da Universidade da Carolina do Sul

Falando para a Reuters, o professor de Carnegie Mellon Raj Rajkumar disse que a Uber deve tomar medidas em relação ao seu sistema, mesmo que seja inocentada no caso.

"Embora nenhuma informação esteja disponível, é possível concluir, com base apenas neste vídeo, que há problemas no software do veículo Uber que precisam ser retificados"

A Uber não comentou oficialmente sobre as declarações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.