Carro autônomo da Uber mata mulher durante testes nos Estados Unidos (+UPDATE)

Carro autônomo da Uber mata mulher durante testes nos Estados Unidos (+UPDATE)

Empresa suspendeu os testes com seus veículos autônomos

UPDATE: A análise preliminar da polícia sobre o caso aponta que o sistema autônomo do carro e seu motorista de backup serão inocentados. Segundo a chefe de polícia Sylvia Moir informou ao San Francisco Chronicle:

"Está muito claro que teria sido difícil evitar essa colisão em qualquer modo (autônomo ou dirigido pela pessoa) baseado na maneira que ela saiu das sombras direto pra rua (...) Eu suspeito preliminarmente que parece que a Uber provavelmente não teve culpa neste acidente."

A polícia não divulgou o vídeo do acidente e ainda segue investigando, mas as primeiras declarações sobre o assunto mostram que o acidente provavelmente foi uma fatalidade e que a Uber e seu motorista não deverão ser responsabilizados.

____________________________________________________________________________

ORIGINAL: Um veículo autônomo da Uber causou um acidente e matou uma mulher durante testes em Tempe, cidade do Arizona, nos Estados Unidos. Elaine Herzberg, de 49 anos, foi atingida pelo carro e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia local, o acidente ocorreu durante a noite de domingo e o veículo autônomo de testes, um Volvo XC90, estava com um motorista no momento, mas operava no modo auto-guiado. As investigações preliminares indicam que a vítima estava atravessando fora da faixa de pedestres quando foi atingida pelo veículo.

Os principais órgãos de trânsito dos Estados Unidos estão investigando o acidente para tomar medidas em relação ao acontecimento. Além da Uber, a Volvo, fabricante do veículo envolvido na batida, também está colaborando com o andamento do caso. 


O CEO da Uber,  Dara Khosrowshahi, publicou mensagem de apoio voltadas à família da vítima e disse que a empresa está colaborando com as investigações do acidente. Além disso, a companhia também suspendeu todos os testes envolvendo carros autônomos nos Estados Unidos e Canadá.

Continua após a publicidade

Os testes com carros autônomos da Uber tiveram início no começo de 2017. Acidentes como tombamentos e colisões envolvendo os veículos já foram registrados, mas esta é a primeira vez que a tecnologia da empresa acaba fazendo uma vítima fatal.


Em 2016, um motorista de um Tesla Model S morreu quando estava com o piloto semi-automático ligado, o que levantou discussões sobre a tecnologia na época. Certamente o caso envolvendo a Uber também deve gerar debates sobre o futuro e a segurança dos veículos autônomos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.