Dia do consumidor: confira como são os pagamentos e cobranças ao redor do mundo

Dia do consumidor: confira como são os pagamentos e cobranças ao redor do mundo

Brasileiros preferem pagar no cartão e em mais parcelas

Hoje (15/03) é o dia mundial do consumidor e aproveitamos a data para listar algumas das preferências das pessoas ao redor do globo quando o assunto é pagar e comprar.

Mesmo que o método de pagamento mais popular aqui no Brasil seja o cartão de crédito, uma das maiores curiosidades é a popularidade que o pagamento por boleto tem. Os brasileiros são os únicos no mundo que utilizam este meio. Segundo o IBGE, 60 milhões de brasileiros não possuem conta bancária, o que mostra a importância que o dinheiro na mão tem para nós. 


Se aqui o meio físico ainda é muito importante, no outro lado do mundo é um pouco diferente. A China é o maior mercado de comércio eletrônico atualmente, 70% dos consumidores lá utilizam smartphones para comprar. Um dos meios de pagamento mais populares lá veio através de um aplicativo chamado WeChat, que no início era só um app para troca de mensagens. Atualmente é possível comprar, jogar, pedir comida, ler notícias e até enviar dinheiro! 


Mesmo que na maioria do mundo os cartões de crédito apareçam como principal meio de pagamento, na Rússia 40% dos negociantes utilizam dinheiro em espécie. O online banking e os cartões de créditos ocupam o segundo lugar, 20% das pessoas utilizam esse meio para fazer pagamentos e outros 20% preferem o uso de cartões de crédito. 

Estas informações foram levantadas pela Adyen, empresa holandesa de transações e pagamentos, através de seus dados internos e uma pesquisa de mercado. São deles estes infográficos bacanas que coloquei aqui, você pode conferir todos através do site da empresa.

Fonte: Adyen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

IDC Brasil prevê que mercado de TIC crescerá 4,9% no Brasil em 2020

IDC Brasil prevê que mercado de TIC crescerá 4,9% no Brasil em 2020

Crescimento deverá ser impulsionado pela expansão de dispositivos inteligentes no varejo


Apple é multada em US$ 27,5 milhões por desacelerar iPhones antigos

Apple é multada em US$ 27,5 milhões por desacelerar iPhones antigos

Empresa foi acusada de limitar baterias dos dispositivos


Spotify tem crescimento

Spotify tem crescimento "exponencial" de podcasts e alcança 124 milhões de assinaturas

Serviço de streaming talvez em breve não tenha mais as músicas como principal negócio


Executivos da Google apontam queda nas vendas de dispositvos

Executivos da Google apontam queda nas vendas de dispositvos "Made by Google" no fim de 2019

Hardware próprio da empresa ainda move bilhões de dólares, mas não segurou "embalo" no fim do ano