Pai da internet expressa preocupação com grandes empresas como Google e Facebook

Pai da internet expressa preocupação com grandes empresas como Google e Facebook

Segundo Tim Berners-Lee, internet pode ser usada como arma por grandes corporações

A rede World Wide Web completou 29 anos ontem, dia 12 de março, e Tim Berners-Lee, considerado o pai da internet que conhecemos hoje, publicou uma carta aberta falando de suas preocupações com a tecnologia.

Na mensagem publicada pelo The Guardian, Berners-Lee demonstrou receio com empresas que possuem grande poder na internet, centralizando o poder em suas plataformas e tornando a web menos "livre, aberta e criativa".

"Eles compram startups competidoras, adquirem inovações e e contratam talentos promissores. Adicione a essa vantagem competitiva os dados de usuários dados para eles e podemos esperar que os próximos 20 anos sejam bem menos inovadores que os últimos"

Segundo o "pai da internet", essa centralização também deve permitir que as empresas utilizem a internet como uma arma. "As ameaças à web hoje são reais–desde a desinformação e propaganda política questionável até a perda de controle sobre nossos dados pessoais".


Outro problema apontado pelo criador da web são as pessoas que ainda não tem acesso à internet. Segundo ele, cerca de um bilhão de pessoas ainda deve estar sem conexão até 2042.

“Não surpreende que é mais provável que você não esteja conectado se for mulher, pobre, viva em área rural ou em um país de baixa renda, ou represente uma combinação dessas características”, afirmou Berners-Lee. 

Você pode conferir todos os apontamentos de Tim Berners-Lee na postagem do The Guardian (em inglês);

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.