Robô consegue resolver cubo mágico em 0,38 segundos

Robô consegue resolver cubo mágico em 0,38 segundos

Segundo criadores, é um novo recorde mundial

A imagem acima é uma foto do novo recordista mundial de cubo mágico, um robô feito pelos engenheiros Ben Katz e Jared Di Carlo. Como mostram em um vídeo que pode ser visto abaixo, a máquina é capaz de resolver o quebra-cabeça em 0,38 segundos.

Segundo os criadores, a velocidade de seu robô em montar o cubo mágico é superior ao recorde mundial atual, de 0,637 segundos. O Guinness ainda não revisou a invenção para colocá-la no livro dos recordes, algo que deve acontecer em breve.


A alta velocidade para montar o robô foi possível graças a braços mecânicos de precisão super rápidos trabalhando junto com duas câmeras PlayStation Eye modificadas trabalhando com o sistema operacional Linux.

Os sensores de imagem possui latência baixa e permitem que o robô "preveja" como montar o cubo antes mesmo de começar a mover seus braços. Cada rotação leva cerca de 10 milésimos de segundo, com uma pausa de cinco milésimos de segundo gerada pelas articulações, que não conseguem se mover simultaneamente.


Segundo os criadores,  talvez seja possível aprimorar o tempo da máquina em até 0,1 segundo, mas para isso é necessário fazer muitos aprimoramentos. De acordo com eles, o processo é complicado, pois quando as faces são viradas em velocidades muito diferentes, o cubo mágico acaba explodindo, como no vídeo acima.

Via: CNET