Google lança prévia do Android P e revela detalhes sobre o sistema operacional

Google lança prévia do Android P e revela detalhes sobre o sistema operacional

Nova versão do Android já pode ser utilizada por desenvolvedores

A Google lançou hoje a primeira versão prévia do Android P, que já está disponível para desenvolvedores. Esta é a versão alpha do sistema operacional, mas já possui alguns dos recursos que estarão disponíveis no lançamento final do novo Android. Confira as principais novidades abaixo:

Suporte nativo para notch

Uma das principais novidades do Android P é o suporte nativo para telas com recorte, também conhecido como notch, que é aquele entalhe popularizado pelo iPhone X. Na nova versão do OS, os desenvolvedores poderão habilitar seus aplicativos para se adaptarem ao novo padrão de tela.

Além disso, o sistema operacional também suporta nativamente a proporção 18:9, que ganhou força nos últimos anos com smartphones ficando mais altos.


Outra novidade está no sistema de notificações, que agora permite que qualquer aplicativo possua respostas rápidas. Além disso, as notificações também exibirão mais conteúdo, incluindo imagens e stickers.

Mais inteligência e internet das coisas

O Android P também promete ser mais inteligente que a versão atual do sistema operacional.  O conjunto de ferramentas de machine learning Neural Networks API, lançado com o Android Oreo, foi atualizado, trazendo mais possibilidades no uso de inteligência artificial. Outro aprimoramento está no preenchimento automático, que promete ser mais ágil na nova versão.

O sistema operacional agora também possui suporte para mapeamentos internos, o que permitirá que locais como aeroportos e shoppings ofereçam experiências personalizadas baseadas em localização.

Continua após a publicidade

O OS também vai identificar com mais facilidade outros aparelhos conectados que podem ser comandados por meio da voz. Com isso, se o usuário estiver próximo de uma lâmpada inteligente associada ao smartphone e disser "apague isto", o Android vai entender o comando.

Aprimoramentos para câmera e mais segurança

Além de se adaptar ao notch e aos dispositivos conectados, o Android P também ganhou mais suporte para múltiplas câmeras, trazendo mais recursos para dispositivos equipados com dois sensores de imagem traseiros ou frontais.

O sistema operacional também é compatível com novos formatos de arquivo, incluindo o formato de imagem HEIF e vídeos com HDR VP9.

Na parte de segurança, o Android P traz aprimoramentos em leitores de digitais e desativa sensores que estão ociosos para garantir a privacidade do usuário. Assim como em versões anteriores, o usuário ainda pode escolher quais funcionalidades do smartphone serão liberadas para cada app.

Lançamento e disponibilidade

A Google também apresentou um breve calendário de lançamento do Android P. A segunda versão de desenvolvimento do sistema operacional será apresentada em 8 de maio, durante o evento Google I/O, onde mais informações serão reveladas.

A terceira e quarta atualizações do Android P para desenvolvedores saem entre junho e julho. O lançamento do último beta e a versão final do sistema operacional estão previstos para o terceiro trimestre de 2018.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Android
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.