O governo da China aumentou o número de palavras censuradas nas redes sociais do país e passou a incluir termos como "Disney", "mudar a lei" e "culto à personalidade". O motivo para isso, de acordo com o site Gizmodo, está numa mudança à Constituição que será feita na semana que vem.
Os governantes vão remover o limite de 5 anos para o mandato presidencial, o próximo passo em busca de permitir que o presidente Xi Jinping continue no poder pelo resto de sua vida.
No total, foram omitidos 11 novos termos para quem acessar a internet no país. E cada um possui o seu próprio significado e motivo para a censura.
A palavra Disney, por exemplo, está proibida porque em 2013 usuários da internet criaram memes que comparavam o presidente com o Ursinho Pooh.
Já "mudar a lei" é obviamente para evitar comentários sobre a alteração na Constituição. O termo "culto à personalidade" se refere a líderes autoritários que criam uma imagem de adoração em torno de si e exigem lealdade inquestionável.
Outras censuras interessantes são para a combinação de termos "dobrar + as mangas", "The Emperor's Dream" (curta de animação de 1947) e "ação chinesa imperador".
Esta última é porque especula-se que o termo para o governante do país deixará de ser presidente e vai virar imperador. Por causa disso, investidores do país começaram a comprar qualquer ação com o termo "imperador".
Via: Gizmodo.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.