Bloqueio de celulares piratas começa a valer no Brasil a partir dessa semana

Bloqueio de celulares piratas começa a valer no Brasil a partir dessa semana

Por enquanto é só uma notificação, mas aparelhos vão parar de funcionar em maio

O bloqueio de smartphones piratas começou a valer no Brasil na última quinta-feira, dia 22. A ação, no entanto, será distribuída aos poucos e no início está afetando apenas o Distrito Federal e Goiás. Nessas regiões, usuários de celulares irregulares começarão a ser notificados e seus aparelhos deixarão de funcionar para realizar chamadas no dia 9 de maio.

As demais regiões do país serão afetadas depois, mas o processo será o mesmo em todos os casos. Primeiro começam as notificações e, 75 dias depois, vem o bloqueio do sinal. Confira abaixo o cronograma do bloqueio para todo o Brasil:

Distrito Federal e Goiás:

Notificações: a partir de 22 de fevereiro de 2018.
Bloqueio: a partir de 9 de maio de 2018.

Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul:

Notificações: a partir de 23 de setembro de 2018.
Bloqueio: a partir de 8 de dezembro de 2018.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, estados do Nordeste e da região Norte:

Notificações: a partir de 7 de janeiro de 2019.
Bloqueio: a partir de 24 de março de 2019.

É importante lembrar que o bloqueio vale também para qualquer aparelho que use um chip de celular, então tablets e máquinas de passar cartão para pagamento também podem ser bloqueados se estiverem em situação irregular.


Continua após a publicidade

Como saber se meu aparelho será bloqueado?

Os aparelhos que serão bloqueados são aqueles que não foram certificados pela Anatel ou que não tenham um IMEI válido, que é um número de identificação de cada smartphone. Isso significa que aparelhos importados não devem ser bloqueados se forem originais, eles precisam apenas de um IMEI oficial. 

Para saber se o seu celular está devidamente regularizado, primeiro localize o número do IMEI do aparelho. Você pode encontrar este número na caixa do celular, no adesivo que costuma vir na bateria dele ou discando para o número *#06#.

Em posse do número de IMEI do seu smartphone, acesse a plataforma oficial de verificação da Anatel neste link e é só verificar. Se o seu aparelho usar mais de um chip você vai ter mais números de IMEI para conferir, um para cada cartão SIM.

Fonte: G1
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.