FBI, CIA e NSA aconselham que cidadãos dos EUA não usem smartphones da Huawei

FBI, CIA e NSA aconselham que cidadãos dos EUA não usem smartphones da Huawei

Alerta é emitido perto do lançamento oficial do Mate 10 Pro no país

Os chefes de agências de inteligência dos Estados Unidos, como FBI, CIA e NSA, alertaram os cidadãos dos país norte-americano para que não utilizem produtos ou serviços fornecidos por grandes fabricantes chinesas como Huawei e ZTE.

Este discurso não é nada novo. Na verdade, os diretores destas agências têm  demonstrado preocupações com companhias chinesas desde 2012. Naquele ano, as operadoras dos EUA foram proibidas de comprar equipamentos de telecomunicações da Huawei.


O motivo que levou os chefes de inteligência dos EUA a emitir este alerta novamente em 2018 é a proximidade do lançamento do smartphone Huawei Mate 10 Pro no país. Inicialmente, a fabricante chinesa planejava vender o aparelho através da operadora AT&T.

A operadora desistiu do negócio de última hora e especula-se que o motivo foi a pressão política vinda do congresso dos EUA. Por causa disso, a companhia será obrigada a vender o smartphone desbloqueado por conta própria. O lançamento vai acontecer no dia 18 de fevereiro.

"Nós estamos profundamente preocupados com os riscos de permitir que qualquer companhia ou entidade que esteja em dívida com governos estrangeiros e que não compartilhem de nossos valores acabe por ganhar posição de poder dentro de nossas redes de telecomunicações".
- Christopher Wray, chefe do FBI

A companhia chinesa rebateu as preocupações de NSA, FBI e CIA ao dizer que eles atuam em 170 países de todo o mundo:

"A Huawei está ciente de uma gama de atividades do governo dos EUA aparentemente destinadas a impedir negócios da Huawei no mercado dos EUA. A Huawei possui a confiança de governos e consumidores de 170 países em todo o mundo e não traz risco de cibersegurança maior que qualquer empresa de tecnologia da informação, já que elas compartilham as mesmas redes de fornecimento e produção globais que nós".
- Comunicado oficial da Huawei

Via: The Verge, Android Central
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.