Imagem chamada

Google vai sinalizar sites sem HTTPS como "não seguros" a partir de julho

Mudança chega junto com a versão 68 do navegador Chrome

A Google anunciou que vai começar a sinalizar de forma mais severa os sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS. A partir de julho, com a chegada da versão 68 do navegador Google Chrome, os sites que ainda utilizam HTTP serão marcados com a frase "Não Seguro" ao lado de seu endereço, como mostrado na imagem abaixo.


O objetivo da Google é dar mais motivos para os donos de sites migrarem para soluções aprimoradas e que ofereçam mais segurança aos usuários. De acordo com dados da empresa, 68% do tráfego atual do Chrome já é feito em sites que usam HTTPS, tanto em mobile quanto em desktops, mas ainda existe grande porcentagem de endereços desprotegidos.

O HTTPS (protocolo de transferência de hipertexto seguro) oferece uma camada extra de criptografia que impede que terceiros interceptem os dados compartilhados entre usuário e servidor. A conexão é essencial para qualquer site que pede login ou vende produtos online atualmente.


Se você possui um site, é recomendado buscar alternativas para se adaptar ao novo padrão e não perder importância no navegador Chrome, atualmente o mais usado no mundo. Os sites que já estão no novo padrão de segurança possuem um cadeado verde ao lado de seu endereço, como mostrado na imagem acima.

Via: TechPowerUp

Comentários