Folha de S.Paulo desiste de publicações no Facebook após mudanças na rede social

Folha de S.Paulo desiste de publicações no Facebook após mudanças na rede social

Rede social passou a dar ênfase a publicações de amigos em janeiro

Um dos maiores jornais do Brasil, a Folha de S.Paulo, anunciou hoje que está deixando de fazer publicações no Facebook. O motivo para a drástica decisão é o novo algoritmo da rede social, que deixa de dar ênfase para conteúdos e exibe mais publicações de amigos e familiares aos usuários.

Segundo a publicação feita em seu site, a decisão foi tomada após "discussões internas" para encontrar as melhores formas de compartilhar o conteúdo produzido pelo jornal. Mesmo com 6 milhões de curtidas em sua página, a Folha decidiu deixar o Facebook, enfatizando os problemas causados pelo novo algoritmo da rede social.

"Isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções, e a propagação das 'Fake news'"

Apesar de não fazer mais publicações na rede social, a página da Folha será mantida no Facebook. Os usuários que quiserem continuar recebendo informações do jornal podem ativar o bot para o Messenger, que ainda está disponível. O jornal também continuará fazendo publicações em outras redes sociais, como Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Folha também divulgou um levantamento mostrando que páginas conhecidas por compartilharem notícias falsas tiveram crescimento de interações de 61,6% no último trimestre, enquanto canais de comunicação de veículos profissionais acabaram perdendo 17% de audiência.


Com a adoção do novo algoritmo do Facebook em janeiro, todas as páginas acabaram perdendo alcance. O feed de notícias renovado do Facebook visa aumentar a conexão entre as pessoas da rede social, dando mais ênfase para publicações feitas por amigos e família. Os anúncios na rede social continuam tendo o mesmo alcance, logo, quem pagar vai conseguir atingir mais usuários.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Folha
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.