Windows vai remover programas duvidosos que prometem deixar o computador mais rápido

Windows vai remover programas duvidosos que prometem deixar o computador mais rápido

Sistema operacional vai dar fim em softwares que tentam enganar usuários

Muitos usuários de computadores já baixaram programas para fazer uma "limpeza" no sistema operacional, remover conteúdos duplicados e deixar o PC mais rápido. Alguns desses softwares, porém, tentam se aproveitar de pessoas mais leigas com tecnologia enviando mensagens dizendo que o estado do computador é crítico e só a versão premium do programa pode entregar a otimização necessária.

Para evitar esse tipo de golpe, a Microsoft anunciou que o Windows 10 vai analisar os programas de otimização e limpeza e vai remover automaticamente os softwares que são conhecidos por tentar enganar os usuários e persuadi-los a fazer compras desnecessárias.


A empresa disse que vai utilizar tecnologias de segurança como o Windows Defender para remover automaticamente os programas que apresentem linguagem coercitiva ou mostrem resultados extremamente exagerados após uma varredura no sistema operacional.

"Nós usamos o critério de avaliação para determinar quais programas são identificados como malware ou softwares indesejados. No futuro, programas que mostrarem linguagem coercitiva serão classificados como software indesejado, detectados e removidos."

As empresas sérias e renomadas no mercado que trabalham com softwares de otimização deverão seguir um padrão de qualidade da Microsoft, trazendo mais clareza na hora de se comunicar com o usuário.

O novo padrão de segurança do Windows 10 será lançado em 1° de março de 2018 e será implementado no sistema operacional junto com as atualizações automáticas.

Via: Adrenaline Fonte: Microsoft
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.