Bots russos retweetaram Donald Trump mais de 470.000 vezes durante eleições de 2016

Bots russos retweetaram Donald Trump mais de 470.000 vezes durante eleições de 2016

Hillary Clinton teve suas postagens compartilhadas 50.000 vezes no mesmo período

De acordo com informações reveladas pelo Twitter para o governo dos Estados Unidos, contas automatizadas na rede social, os chamados bots, compartilharam as mensagens de Donald Trump 470.000 vezes durante os meses finais das eleições dos Estados Unidos.

Os retweets vieram de contas ligadas a grupos russos, que também retweetaram mensagens da candidata Hillary Clinton, mas em um número consideravelmente menor: 50.000 compartilhamentos entre setembro e novembro de 2016.

Além disso, o Twitter também descobriu que entre 48 e 73% dos compartilhamentos de tweets do WikiLeaks foram feitos por bots. Durante as eleições, a organização vazou uma série de e-mails do partido de Hillary Clinton.


Os dados revelados pelo Twitter fazem parte de uma investigação que está averiguando o uso de redes sociais para manipulação durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos.

O governo está fazendo um levantamento que envolve o microblog, o Facebook e também o YouTube para entender como grupos russos utilizaram cada plataforma durante o período eleitoral para espalhar temas que causam discórdia e polarização.

No fim do ano passado, a BBC descobriu um esquema de perfis falsos que visa influenciar as eleições de 2018 no Brasil. Ou seja, a "tendência" deve chegar ao nosso país este ano e os usuários de redes sociais devem ficar em alerta.

Via: Bloomberg
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.