Propagandas no YouTube estavam usando o PC de usuários para minerar criptomoedas

Propagandas no YouTube estavam usando o PC de usuários para minerar criptomoedas

Nem a maior plataforma de vídeos do mundo escapou da

A crescente popularidade das criptomoedas é acompanhada, como todo mercado, de um crescente número de pessoas querendo levar vantagem através de golpes e maracutaias. Uma prática que tem se mostrado cada vez mais frequente é o uso de códigos ocultos em todo tipo de site para usar o PC de seus visitantes para minerar as moedas escondido. E parece que nem o gigante YouTube escapou do golpe.


Reports recentes indicam que hackers estavam usando as propagandas da plataforma para esconder seus códigos de mineração. Isso significa que seu PC podia estar sendo usado para minerar criptomoedas sem você saber, enquanto você navegava pelo YouTube. A prática pode causar lentidões na sua máquina e aquecimento excessivo, já que a mineração traz uma carga de trabalho extra pro computador.

Aparentemente, uma das primeiras pessoas a notar o problema foi um usuário comum, que relatou que seu antivírus, o Avast, acusou uma das propagandas como uma mineradora. Depois disso a Trend Micro, outra empresa de segurança digital, relatou que a plataforma de anúncios da Google, dona do YouTube, tem sido realmente abusada por mineradores mal intencionados. 


A Google se declarou sobre o assunto:

"Minerar criptomoedas através dos anúncios é uma forma relativamente nova de abuso que viola nossas políticas e algo que estamos monitorando ativamente. Nós reforçamos nossas políticas através de um sistema de detecção em várias camadas através de nossas plataformas, que nós atualizamos conforme novas ameaças aparecem. Neste caso, os anúncios foram bloqueados em menos de duas horas e os autores foram rapidamente removidos de nossas plataformas."

Vale destacar que, apesar da Google dizer que levou apenas 2 horas para bloquear as propagandas maliciosas, o Ars Technica reporta que os anúncios ainda foram encontrados funcionando ao longo de alguns dias, talvez até uma semana.

Continua após a publicidade


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin Fonte: Ars Technica
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.