Índice do Artigo

Android

Novo golpe do Whatsapp usa vaga de emprego na Cacau Show para roubar dados

Mais de um milhão de brasileiros já receberam a "proposta"

De acordo com a empresa de segurança DFNDR Lab, um golpe no WhatsApp utiliza uma falsa vaga de emprego na Cacau Show para roubar dados de usuários do aplicativo.

Segundo um levantamento feito pela firma de segurança, mais de um milhão de pessoas receberam a “proposta” nas últimas 24 horas. Utilizando o nome da famosa empresa, a mensagem leva para um site falso que pede informações como nome, e-mail, cidade e idade do usuário.

Para parecer autêntico, o golpe também conta com uma seção para o usuário selecionar um cargo pretendido, com salários a partir de R$ 1.502. Por fim, a mensagem ainda pede que o usuário compartilhe a “oportunidade” com mais cinco pessoas ou grupos.


A tática utilizada no golpe é conhecida como phishing, golpe em que cibercriminosos criam páginas falsas para enganar usuários e roubar dados sensíveis. Para evitar este tipo de ataque, é recomendado procurar a fonte da informação. Neste caso, ir até o site da Cacau Show para buscar vagas de emprego por lá.

Outra dica importante para evitar esse tipo de caso é não compartilhar informações sem antes checar a sua veracidade, assim, menos pessoas são expostas ao risco de terem dados sigilosos roubados na internet.

Via: Uol Tecnologia