Imagem chamada

Primeira especificação do 5G é aprovada e hardware compatível pode ser desenvolvido

Nova tecnologia deve ser implementada até 2019

A organização responsável por desenvolver os padrões de internet móvel, 3GPP, aprovou de maneira oficial a primeira especificação de internet móvel 5G.

Ela ficou definida como o padrão 5G NR (New Radio) durante uma reunião com as principais empresas interessadas. Isso inclui fabricantes de chipsets mobile, como Qualcomm, MediaTek e Samsung, e operadoras de telefonia, como AT&T, T-Mobile e SK Telecom.

Finalizar a especificação é um importante passo para a implementação de redes de internet móvel de próxima geração, permitindo que as empresas comecem a desenvolver o hardware e a infraestrutura necessária. A proposta é de que a tecnologia esteja disponível para os consumidores até 2019.


O espectro de bandas utilizadas pelo 5G será bem amplo, cobrindo frequências baixas (600MHz e 700MHz), intermediárias (3.5GHz) e altas (50GHz).

A 3GPP ainda não divulgou todas as especificações e todos os detalhes precisamente. Deveremos saber essas especificidades mais adiante, quando eles publicarem os documentos finalizados.

As empresas que estão representadas na reunião são: Huawei, Ericsson, Intel, Nokia, Samsung, AT&T, BT, China Mobile, China Telecom, China Unicom, Deutsche Telekom, Fujitsu, KT Corporation, LG Electronics, LG Uplus, MediaTek, NEC Corporation, NTT DoCoMo, Orange, Qualcomm, SK Telecom, Sony Mobile Communications, Sprint, TIM, Telefonica, Telia Company, T-Mobile USA, Verizon, Vodafone e ZTE.

Fonte: Engadget
User img

Carlos Felipe

Facebook anuncia seu próprio serviço de relacionamentos ao estilo Tinder

Novidade será integrada no app do Facebook


Flir apresenta novas câmeras termais para smartphones, drones e casas


Parceria entre Ford e Baidu vai desenvolver carros inteligentes na China

Serviços serão baseados na plataforma de inteligência artificial Baidu DuerOS


Google pode estar preparando um Chromebook com processador Intel Kaby Lake G

Dispositivo com codinome "Kidd" apareceu no código do sistema Chromium OS


Nvidia e Adobe anunciam parceria para otimizar serviços de Inteligência Artificial

Machine learning é capaz de automatizar produção de conteúdo no Creative Cloud