Imagem chamada

Primeira especificação do 5G é aprovada e hardware compatível pode ser desenvolvido

Nova tecnologia deve ser implementada até 2019

A organização responsável por desenvolver os padrões de internet móvel, 3GPP, aprovou de maneira oficial a primeira especificação de internet móvel 5G.

Ela ficou definida como o padrão 5G NR (New Radio) durante uma reunião com as principais empresas interessadas. Isso inclui fabricantes de chipsets mobile, como Qualcomm, MediaTek e Samsung, e operadoras de telefonia, como AT&T, T-Mobile e SK Telecom.

Finalizar a especificação é um importante passo para a implementação de redes de internet móvel de próxima geração, permitindo que as empresas comecem a desenvolver o hardware e a infraestrutura necessária. A proposta é de que a tecnologia esteja disponível para os consumidores até 2019.


O espectro de bandas utilizadas pelo 5G será bem amplo, cobrindo frequências baixas (600MHz e 700MHz), intermediárias (3.5GHz) e altas (50GHz).

A 3GPP ainda não divulgou todas as especificações e todos os detalhes precisamente. Deveremos saber essas especificidades mais adiante, quando eles publicarem os documentos finalizados.

As empresas que estão representadas na reunião são: Huawei, Ericsson, Intel, Nokia, Samsung, AT&T, BT, China Mobile, China Telecom, China Unicom, Deutsche Telekom, Fujitsu, KT Corporation, LG Electronics, LG Uplus, MediaTek, NEC Corporation, NTT DoCoMo, Orange, Qualcomm, SK Telecom, Sony Mobile Communications, Sprint, TIM, Telefonica, Telia Company, T-Mobile USA, Verizon, Vodafone e ZTE.

Fonte: Engadget
User img

Carlos Felipe

Golpista consegue o equivalente a R$ 1 milhão em produtos Apple com cartões falsos nos EUA

Marcus Butler viajou durante meses por várias cidades fraudando lojas do iPhone


Vivo Apex, smartphone conceito com câmera selfie retrátil, vai ser produzido

Modelo chamou a atenção na MWC 2018 e a empresa decidiu realmente comercializá-lo


Samsung Exynos será o processador da próxima geração do painel interativo da Audi


Golpe promete ajudar em games mobile mas instala malwares no smarpthone


Qualcomm anuncia nova série de Snapdragon 700 para o segmento intermediário-premium

Foco dos novos componentes é em Inteligência Artificial e no mercado chinês