Imagem chamada

Google desenvolve IA que busca definir qual foto é mais bonita

Agora não vão ser só seus amigos julgando suas selfies

A Google desenvolveu uma inteligência artificial (IA) que busca classificar imagens baseando-se nas suas qualidades estéticas, ou seja, no quão bonitas elas são. Para isso, ela utiliza um modelo chamado "Neural Image Assessment" (NIMA).

É um sistema parecido com aquele que é utilizado para reconhecer objetos e rótulos nas câmeras de smartphones topo de linha. Ele usa técnicas de aprendizado profundo para treinar uma rede neural que avalia a qualidade técnica e a estética de uma foto em notas de 1 a 10.


O NIMA examina cada pixel da fotografia de maneira individual para fazer uma avaliação técnica, ao mesmo tempo em que leva em conta "características de nível semântico associadas com emoção e beleza nas imagens".

Numa pesquisa feita pelos cientistas da Google, as notas do NIMA se aproximaram bastante da média das avaliações feitas por 200 pessoas para cada imagem.

De acordo com o site Android Authority, este recurso pode aparecer num softrware futuro para smartphones, que selecionaria a melhor dentre várias fotos parecidas. Isso pouparia ao usuário o trabalho de navegar por diversas fotografias duplicadas.

Fonte: Android Authority
User img

Carlos Felipe