Conexão USB é mais vulnerável do que imaginamos, indica pesquisa

Conexão USB é mais vulnerável do que imaginamos, indica pesquisa

Uma pesquisa feita pela Universidade de Adelaide, na Austrália, indica que a popular conexão USB possui graves vulnerabilidades e pode ser usada para roubar informações de dispositivos facilmente.

Os pesquisadores testaram mais de 50 computadores e Hubs USB e descobriram que 90% deles tiveram informações vazadas para dispositivos externos.

Segundo a pesquisa, um dispositivo infectado pode ser capaz de roubar informações enviadas por teclados, leitores de digitais e outros aparelhos conectados via USB que enviam informações sensíveis ao PC.

Os pesquisadores utilizaram um USB modificado com uma lâmpada plugada para identificar a leitura e cópia dos dados vindos de teclados USB. Em seguida, as informações eram enviadas para outro computador via Bluetooth.

"Isso significa que os cliques no teclado que mostram senhas e outras informações podem ser facilmente roubados", comenta Yuval Yarom, chefe da pesquisa.

Outra pesquisa do grupo indica que 75% dos pendrives encontrados no chão são conectados em computadores. Segundo os pesquisadores, isso traz uma série de perigos, já que o dispositivo pode estar modificado para enviar informações via Bluetooth ou SMS.

"A principal mensagem disso é falar para as pessoas que elas não devem conectar qualquer USB, a menos que elas tenham total confiança", aconselha Yuval Yarom.

User img

Redação MC

Redação do Mundo Conectado

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.