Índice do Artigo

Apple

Apple adquire startup que pode melhorar streaming da Apple TV+

A tecnologia da WaveOne poderá ajudar a melhorar a compressão de vídeo para economizar custos de largura de banda

Apple adquire startup que pode melhorar streaming da Apple TV+
Créditos: Laurenz Heymann/Unsplash

A Apple adquiriu recentemente a startup WaveOne, localizada em Mountain View, na Califórnia, que trabalhava em desenvolvendo algoritmos de inteligência artificial para compressão de vídeo. Embora a Apple não fale abertamente sobre suas aquisições, o site TechCrunch descobriu a compra através de um post no LinkedIn de um ex-funcionário da WaveOne.

Segundo Bob Stankosh, ex-diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da startup, a empresa foi vendida para a Apple na última semana. A WaveOne foi fundada em 2016 e sua principal inovação foi um algoritmo de compressão e descompressão de vídeo “consciente do conteúdo“. A inteligência artificial consegue identificar elementos específicos dentro de um vídeo, como rostos, e priorizá-los para economizar largura de banda.

Com essa tecnologia em mãos, a Apple poderá melhorar ainda mais o streaming de vídeos do Apple TV+. Embora a empresa ofereça uma das melhores taxas de bits da indústria, a tecnologia da WaveOne poderá ajudar a melhorar a compressão de vídeo para economizar custos de largura de banda ou permitir que o streaming da Apple entregue resoluções e taxas de quadros mais altas.

O YouTube, da Alphabet, já usa um algoritmo de aprendizado de máquina adaptador DeepMind para fazer algo semelhante. No entanto, a Apple poderá implementar essas mudanças internamente e podemos ver os benefícios nos próximos meses, à medida que a empresa continua se concentrando em expandir suas ofertas de conteúdo, desde entretenimento até esportes.

Conteúdo da Apple TV+

O Apple TV+ é um serviço de streaming que oferece uma grande variedade de conteúdo original e exclusivo, incluindo séries, filmes e documentários. Desde sua estreia em novembro de 2019, o serviço vem ganhando destaque no cenário do streaming, com produções aclamadas pela crítica e pelo público.

Entre os destaques do catálogo do Apple TV+ está a série “Ted Lasso”, uma comédia dramática que acompanha a trajetória de um técnico de futebol americano que é contratado para treinar um time de futebol inglês. A série conquistou diversos prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Série de Comédia ou Musical.

Outra produção de destaque é o filme “Greyhound”, protagonizado por Tom Hanks e baseado em um romance de guerra. O filme segue a história de um capitão da Marinha dos Estados Unidos que lidera uma frota de navios aliados em uma missão perigosa durante a Segunda Guerra Mundial. Com um enredo emocionante e uma excelente produção, “Greyhound” é um dos destaques do Apple TV+.

Via: TechCrunch