Carros Hyundai e Kia são roubados com cabo USB em desafio do TikTok

Nova trend da rede social mostra criminosos em ação e ainda ensina como praticar o delito

Carros Hyundai e Kia são roubados com cabo USB em desafio do TikTok
Créditos: Reprodução/YouTube/Tommy G

Um perigoso desafio viralizou no TikTok nos Estados Unidos da América e levou a um grande aumento no roubo de carros de modelos da Kia e da Hyundai. Nos vídeos, intitulados "Kia Challenge", criminosos ensinam como usar cabos USB para roubar veículos. 

Chamados de "Kia Boys", os criminosos tem atuado em diversas cidades estadunidenses. Na cidade de Milwaukee, 60% de todos os veículos roubados em 2021 foram das duas marcas — um aumento de 2.500% em relação a 2020. Na cidade de São Petersburgo, Flórida, desde 11 de julho 56 carros foram roubados, com 23 deles sendo modelos de Hyundai e Kia.

"Qualquer um com um Kia/Hyundai que use uma chave, por favor o tranque bem", dizem as autoridades, que ainda afirmam que os modelos Kia produzidos de 2011 a 2012 e os modelos Hyundai de 2015 a 2021 têm uma vulnerabilidade.

Os vídeos mostram os ladrões em ação. Eles levantam a tampa da coluna atrás do volante e, com ajuda do cabo, conseguem fazer ligações em um circuito específico para dar partida no carro e fugir. A maioria dos infratores tem em média entre 14 e 17 anos e cometem os crimes como parte do desafio.

No fim de julho, a polícia de São Petersburgo, na Flórida, percebeu um aumento similar e emitiu um alerta para donos de carros das duas marcas.

"Alerta de roubo de carros KIA e Hyundai! A polícia percebeu uma tendência incomum. Desde 11 de julho, 23 de 56 carros roubados são modelos Kia/Hyundai 2021 e anteriores, que usam chaves para dar partida. Qualquer pessoa com um KIA/Hyundai que use uma chave, **por favor ** tranque-os", diz o tweet. Avisos parecidos foram publicados por autoridades do Texas e Ohio. 

De acordo com a agência de notícias Automotive News, os veículos afetados supostamente não têm imobilizador eletrônico do motor, o que torna possível conectar o cabo a um determinado ponto e dar partida sem precisar da chave. A lista inclui especialmente veículos Kia a partir do ano-modelo 2011 e carros da Hyundai a partir do ano-modelo 2015. Após roubados, os veículos são usados para realizar vandalismo e rachas.

Fonte: Automotive News, carbuzz

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.