Artemis 1: NASA confirma data de lançamento da missão para a Lua

Esta será a primeira etapa do projeto da agência para enviar foguete tripulado para a Lua

Artemis 1: NASA confirma data de lançamento da missão para a Lua
Créditos: Divulgação/NASA

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) divulgou nesta semana a data da missão Artemis 1. Marcada para acontecer no dia 29 de agosto, ela será a primeira etapa de uma série de passos que a agência fará com o objetivo de mandar astronautas de volta à Lua.

Antes de oficializar a data de lançamento de Artemis 1, a NASA já tinha revelado que a janela de lançamento seria entre a última semana de agosto e a primeira de setembro. A confirmação veio durante uma apresentação da agência realizado nesta semana, onde aproveitou para dar mais detalhes da missão.

Data do lançamento e projeto da NASA

Caso o cronograma apresentado pela nada fique dentro do prazo, a chegada do foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) na plataforma deve acontecer no dia 18 de agosto. Entretanto, o lançamento acontecerá apenas alguns dias depois.

Apesar de todos os planos, a própria NASA ressalta que outras duas datas de lançamento foram colocadas à disposição, tendo em vista que algo pode fugir daquilo que está planejado. Desta forma, a agência pretende fazer o lançamento no dia 2 ou 5 de setembro.

Entretanto, o próprio cronograma da agência já está aquém daquilo que era esperado pela NASA no início do projeto. Isso porque o andamento da missão já atrasou em decorrência de alguns problemas durante a preparação da Artemis 1. Entre elas, vazamentos de combustível e restrições de orçamento.

Divulgação/NASA

O objetivo do lançamento da Artemis 1 é conseguir entrar na órbita da Lua para testar as tecnologias desenvolvidas pela NASA para oferecer o melhor suporte possível no retorno dos astronautas ao local. Ela será a responsável por levar um manequim chamado Moonikin, satélites e alguns experimentos científicos da agência.

A expectativa é que um foguete tripulado seja enviado para a Lua somente em 2024. Na ocasião, a responsável para isso será a Artemis IV, mostrando que ainda resta a conclusão de outras duas etapas. Entre os tripulantes está uma mulher, que poderá ser a primeira a pisar na Lua em toda a história.

Programa Artemis: a humanidade volta à lua

O Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural. 

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.