Google refina ferramenta de busca por termos específicos entre aspas

Novo sistema tem como objetivo facilitar a vida dos usuários ao procurar por trecho específico na plataforma

Google refina ferramenta de busca por termos específicos entre aspas
Créditos: Firmbee.com/Unsplash

Uma atualização na página de resultados do Google aprimorou os mecanismos de pesquisa do principal buscador do mundo. Agora, as palavras utilizadas entre aspas aparecem exatamente na mesma ordem na apresentação das respostas. O anúncio da mudança foi feito pela própria empresa em uma publicação no blog oficial nesta última quinta-feira (4).

Atualmente, as pesquisas feitas no Google são tratadas pela plataforma como palavras separadas. Por isso, os resultados procuram as melhores relações entre elas para apresentar ao usuário. Entretanto, é justamente isso que a nova atualização do sistema de busca procura aperfeiçoar.

Isso porque as palavras colocadas entre aspas serão procuradas exatamente naquela ordem e apresentadas em negrito pela plataforma. De acordo com o Google, o objetivo desta mudança é facilitar a vida dos usuários ao entrar no link e visitar o conteúdo, facilitando encontrar o trecho específico procurado no sistema de pesquisa.

"Estamos melhorando as pesquisas citadas. Os snippets que exibimos para resultados de pesquisa serão formados em torno de onde uma palavra ou frase citada ocorre em um documento na web. Isso significa que você pode identificar mais facilmente onde encontrá-los após clicar no link e visitar o conteúdo. No desktop, colocaremos em negrito o material citado", disse a empresa.

Como refinar as buscas no Google

Ao apresentar a atualização do sistema de pesquisas, o Google apresentou algumas dicas que os usuários podem utilizar para refinar estas buscas. Isso porque a empresa destacou como a mudança pode facilitar a vida dos usuários que não conseguem encontrar trechos específicos.

A empresa também ressalta que as meta tags da descrição das publicações fazem parte da análise do Google em encontrar correspondências da pesquisa. Além disso, pode haver situações em que a palavra procurada na plataforma apareça na opção ALT das imagens, assim como na URL.

"Dica profissional: às vezes as pessoas usam o comando Localizar (CTRL + L) padrão em um navegador para pular para a frase que desejam. Se isso não funcionar, você pode tentar usar a opção de ferramentas do desenvolvedor. Por exemplo, no Chrome, você pode pesquisar nas Ferramentas do Desenvolvedor para corresponder a todo o texto renderizado".

Fonte: Google

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.