NASA divulga imagem de "dunas" em Marte

Hipótese da Agência Espacial Norte Americana é de que formação ocorreu por antigo canal fluvial

NASA divulga imagem de "dunas" em Marte
Créditos: Imagem/ NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

A NASA divulgou novas imagens da superfície de Marte, onde é possível perceber algumas dunas na superfície do planeta vermelho. Os registros foram feitos a partir do programa Mars Reconnaissance Orbiter Project, missão responsável por mapear a geologia do planeta e gerenciada pela Universidade do Arizona. 

A explicação da Agência Espacial Norte Americana é de que a crista foi formada a partir de uma erosão local tendo sido provocada, possivelmente, em decorrência de um antigo canal fluvial. "A crista é feita de material mais resistente à erosão e, considerando as crateras em seus flancos, foi formada há muito tempo", aponta a NASA em seu site. 

Apesar de ter sido formada há algum tempo, a erosão segue em curso, de acordo com a agência. A evidência disso é que é possível perceber ao lado do cume materiais que foram espalhados pela lateral, com o começo de outras dunas adjacentes sendo formadas. 

Missão em Marte fotografa cânions 5 vezes mais profundos que o Grand Canyon

 

Legenda e escala da imagem capturada

A descrição da NASA para leitura correta da imagem é a seguinte: 

"O mapa é projetado aqui em uma escala de 25 centímetros (9,8 polegadas) por pixel. (A escala da imagem original é de 30,1 centímetros [11,9 polegadas] por pixel [com 1 x 1 binning]; objetos na ordem de 90 centímetros [35,4 polegadas] de diâmetro são resolvidos.) O norte está para cima".

Link para a imagem em alta resolução e tamanho maior

Identificação de nuvens em Marte

Além das fotos que divulga do planeta vermelho, a NASA também pede a contribuição de voluntários para descobrir mais a respeito do planeta. No final de julho, a companhia apresentou um programa de identificação de nuvens em Marte. Para saber mais a respeito do assunto, confira o conteúdo abaixo com uma explicação de como essa identificação é feita através de recursos infravermelho. 

Continua após a publicidade

Fonte: NASA

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.