Código EAN: o que é e qual sua importância?

Todo produto comercializado precisa ter um código EAN

Código EAN: o que é e qual sua importância?
Créditos: Asia Blockchain Review

Todo produto que compramos tem um código de barras e normalmente uma sequência numérica abaixo dele. Mas você sabe o que ela significa? Esse é o código EAN, bastante importante para o comércio global. E aqui vamos explicar como ele funciona e qual sua importância.

22/07/2022 às 13:00
Notícia

Santa Catarina terá entreposto da Zona Franca de Manaus para ...

Centro receberá investimento de R$ 200 milhões e primeiro módulo deve começar a funcionar em Outubro

A sigla EAN quer dizerEuropean Article Number ou, em tradução livre, “Número de Artigo Europeu”. Como é considerado um termo já antigo, também é possível ouvir falar do GTIN, que significa "Global Trade Item Number". Mas não se preocupe: os dois nomes representam a mesma coisa.

Todo produto que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer categoria da cadeia de suprimentos deve ter esse código. E, indo mais fundo, cada tipo de variação de um produto, como modelo, tamanho ou cor, precisa de um EAN exclusivo.

Com essa sequência numérica, é possível obter informações sobre o país de origem do produto, modelo, contato da empresa fabricante, entre outros dados. Ela ajuda no controle e rastreio dos produtos, além de facilitar a operação de estoque e venda em lojas físicas. O Ideris acrescenta que "ao definir o EAN da calça da marca X, modelo skinny, tamanho 36 e cor azul, esse código será o mesmo sempre, quer seja usado no Brasil, em Paris, no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo".

Outro ponto interessante é que, apesar do que muitos podem achar, a sequência do código EAN não é aleatória. Os 3 primeiros números, por exemplo, são referentes ao país de origem do produto e a GS1, associação que desenvolve e mantém padrões globais para comunicação empresarial, que atribui a numeração. Os números que ficam no meio estão relacionados ao fabricante ou distribuidor e outros dados do produto, e o algarismo é o digito verificador.

Quem cria o código EAN de um produto é o fabricante ou distribuidor. Esse processo é realizado pelo site da GS1, depois que a empresa realiza seu cadastro. 

Continua após a publicidade

É necessário se filiar ao GS1 para obter o EAN.

Fonte: Ideris

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.