Erupção de vulcão em Tonga poderá aquecer temporariamente a superfície da Terra

O evento aconteceu no dia 15 de janeiro, e gerou alguns desdobramentos que intrigaram os cientistas

Erupção de vulcão em Tonga poderá aquecer temporariamente a superfície da Terra
Créditos: Tonga Geological Services / npr.org

A erupção do vulcão submarino conhecido como Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no dia 15 de janeiro deste ano, localizado no arquipélago de Tonga, gerou alguns efeitos que repercutiram entre os especialistas. Um estrondo supersônico que ecoou duas vezes pelo mundo inteiro foi observado, e ainda criou um tsunami, mas os fenômenos impressionantes não pararam por aí.

03/05/2022 às 09:00
Notícia

Vulcão submarino já provocou 85 mil terremotos na Antártida

Série de terremotos ocorreram entre agosto a novembro de 2020

Segundo detecções do satélite Aura, da NASA, por meio da ferramenta “Microwave Limb Sounder”, foi informado que a erupção enviou uma nuvem de vapor de água para a estratosfera, sendo o bastante para encher 58 mil piscinas olímpicas. Estima-se que a superfície da Terra terá que lidar com um aquecimento temporário, mas não é nada muito preocupante, apesar de ser interessante.

As informações obtidas pelo satélite da agência espacial norte-americana, cuja função é medir ozônio, vapores e outros gases atmosféricos, surpreenderam os profissionais. O evento entregou aproximadamente 146 teragramas de água para a estratosfera. Para ficar mais claro, vale ressaltar que apenas 1 (um) teragrama é o equivalente a um trilhão de gramas. Aplicando nesta situação, equivale a 10% de água que já estava na estratosfera anteriormente.

Luis Millán, cientista atmosférico do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no sul da Califórnia, e autor de um estudo sobre as descobertas do vapor de água, publicado na revista Geophysical Research Letters de julho, complementa:

“Nunca vimos nada parecido. Tivemos que inspecionar cuidadosamente todas as medições na pluma para garantir que fossem confiáveis”.

Detalhes adicionais sobre o fenômeno

Com o passar do tempo, o vapor adicional expelido diminuirá, e o aquecimento reportado cessará. Mesmo que seja um acontecimento notável, não deve influenciar significantemente os problemas já existentes, relacionados à crise climática. A caldeira do vulcão encontra-se a cerca de 150 metros abaixo da superfície do oceano, sendo o principal motivo apontado pelos especialistas para a grande quantidade de vapor mencionada. Não é nem muito raso e nem extremamente profundo, oferecendo o cenário propício para o resultado explicado nesta matéria.

Detalhes adicionais estão sendo estudados pelos cientistas. Qual é a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe o seu ponto de vista e acompanhe as nossas redes sociais!

Continua após a publicidade

Fonte: cnnbrasil.com.br, npr.org

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.