Redemoinho artificial que gera energia a partir das ondas do mar supera expectativas

Foi investido aproximadamente R$ 43 milhões neste projeto focado em energia limpa

Redemoinho artificial que gera energia a partir das ondas do mar supera expectativas
Créditos: The UniWave 200 / WSE / newatlas.com

A plataforma marítima móvel, UniWave200, foi construída em Launceston, na Tasmânia, custando cerca de 12 milhões de dólares australianos (~ R$ 43 milhões). A sua principal função para justificar o gasto? Essa unidade gera 200 kW diretamente das águas do oceano, como se fosse um redemoinho artificial.

Este é mais um passo para facilitar a produção de energia elétrica limpa, uma tendência que grandes nomes ao redor do mundo estão investindo cada vez mais recursos e esforços. A unidade foi conduzida até a região no ano passado, e desde então passou por um período de 12 meses de testes, que continuará em progresso até o término de 2022 — e continuará disponibilizando energia 24 horas por dia para o microgrid da ilha nesse período.

Segundo Paul Geason, CEO da Wave Swell Energy (WSE), unidades maiores podem fornecem até cinco vezes mais do que o modelo em testes, sendo adequadas para as necessidades do local que forem transportadas. Geason complementa: “nos propusemos a provar que a tecnologia da WSE poderia fornecer eletricidade para um grid em condições de ondas variadas, e nós fizemos isso”.

E concluiu:

“Uma das principais conquistas foi entregar resultados reais nas condições oceânicas da Tasmânia para complementar a modelagem de testes da AMC. Em alguns casos, o desempenho da nossa tecnologia no oceano superou as expectativas devido às lições que aprendemos durante o projeto, com os incrementos tecnológicos e os refinamentos que fizemos durante o ano.”

Aparelho foi bem mesmo em condições climáticas agressivas

As condições climáticas agressivas que o equipamento precisa lidar diariamente foram aspectos considerados durante o desenvolvimento da plataforma, e os resultados neste segmento foram igualmente positivos. Os esforços daqui em diante será para viabilizar a etapa comercial (para vender aos interessados) deste produto.

Como é uma ferramenta capaz de se adaptar às necessidades que a região demandar, os resultados e os gastos obtidos poderão ser personalizados, dependendo das necessidades e prioridades dos clientes.

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Continua após a publicidade

Fonte: tweaktown.com, newatlas.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.