Coreia do Sul lançará sua primeira missão espacial para a Lua em poucas horas

Uma sonda e outros equipamentos ficarão 100 quilômetros acima da superfície lunar por cerca de um ano

Coreia do Sul lançará sua primeira missão espacial para a Lua em poucas horas
Créditos: Divulgação | Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia do Sul (Kari)

Em pouco mais de 24 horas, a Coreia do Sul lançará sua primeira sonda lunar no espaço. A missão custou aproximadamente US$ 180 milhões de dólares e deve acontecer às 20h08 (horário de Brasília) do dia 4 de agosto a partir da plataforma 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

29/07/2022 às 22:50
Notícia

NASA encontra poços na Lua com temperatura "confortável&...

Descoberta abre perspectiva para novas explorações lunares

O plano é que essa sonda fique 100 quilômetros acima da superfície lunar por cerca de um ano. Seu grande diferencial, de acordo com a Science, é a Câmera Polatimétrica Grande Angular (PolCam), que captará a polarização da luz solar. Dessa forma, será possível conhecer mais detalhes de quase toda superfície da Lua.

Junto com o orbitador Korea Pathfinder Lunar Orbiter (Orbitador Lunar Desbravador da Coreia ou KPLO), também conhecido como Danuri, serão enviados mais seis instrumentos para a órbita do nosso satélite natural. Um deles, inclusive, foi desenvolvido nos Estados Unidos: a ShadowCam. Esse equipamento, basicamente, é uma nova versão da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e será responsável por fotografar regiões sombreadas da Lua em alta resolução. Entre seus objetivos, está a busca por água e gelo no "lado escuro da Lua".

A Coreia do Sul quer, claro, expandir seus caminhos na exploração lunar e conseguir o máximo de informações sobre o nosso satélite natural. Nas palavras de Kim Eunhyeuk,  pesquisador do Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia do Sul (Kari): “A ideia básica dessa missão é desenvolvimento e demonstração tecnológicos. Também, usando os instrumentos científicos, estamos esperando obter dados úteis da superfície lunar”.

O KPLO será enviado à Lua por um foguete Falcon 9, da SpaceX. Se o plano for bem sucedido e o lançamento acontecer ainda nesta semana, a sonda sul-coreana e os outros equipamentos devem chegar à órbita da Lua no dia 16 de dezembro. Essa missão foi iniciada em 2016 e sua data de lançamento original estava programada para 2020.


Via: Olhar Digital, Folha de S. Paulo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.