Agência Espacial Europeia tentará atravessar atsmosfera de Vênus na missão EnVision

Missão EnVision quer coletar imagens muito próximo a atmosfera do planeta

Agência Espacial Europeia tentará atravessar atsmosfera de Vênus na missão EnVision
Créditos: Pablo Carlos Budassi/Wikimedia Commons

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a missão espacial EnVision, com o objetivo de se aproximar da atmosfera de Vênus e realizar capturas de imagem nunca antes obtidas do planeta. A missão é uma parceria com a NASA, que também está planejando duas outras missões - VERITAS e DAVINCI+, para compreender melhor a superfície do planeta. 

A ESA emitiu um comunicado detalhando a situação do projeto e as dificuldades que a espaçonave precisará superar, para concluir a missão. O maior desafio será atravessar a atmosfera de Vênus, composta de dióxido de carbono e vapores de ácido sulfúrico. Para isso, o plano é desenvolver uma espaçonave que consiga sobrevoar a atmosfera e se manter em curso, sem derreter durante o processo. 

A EnVision está na fase de desenvolvimento de um método de 'aerobraking' - manobra de voo espacial que coloca a espaçonave em voo através da atmosfera no ponto mais baixo da órbita, reduzindo sua órbita elíptica. O arrasto resultante da manobra diminui a velocidade da nave e também sua altitude. Dessa forma, a ESA espera conseguir baixar a espaçonave para cerca de 150km acima da atmosfera.

A manobra foi utilizada pela primeira vez em 2017, pela nave ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), durante um processo que baixou sua órbita ao redor de Marte durante um período de 11 meses. O gerente de estudos da EnVision, Thomas Voirin, explica que a manobra é desafiadora e a equipe de engenheiros está testando uma ampla variedade de revestimentos para garantir o sucesso da missão. "A aerobraking em torno de Vênus será muito mais desafiadora do que foi para a TGO. Para começar, a gravidade desse planeta é em torno de 10 vezes maior que a de Marte”, explicou Voirin. “Isso significa que velocidades cerca de duas vezes mais altas que as de TGO serão experimentadas pela espaçonave ao passar pela atmosfera".

Outro fator que precisa ser levado em consideração é a proximidade com o Sol. “também estaremos muito mais próximos do Sol, experimentando em torno do dobro da intensidade solar da Terra, com as espessas nuvens brancas da atmosfera refletindo muita luz solar de volta ao espaço, o que precisa ser levado em conta", explicou Thomas Voirin.

Missões VERITAS e DAVINCI+

Além de ajudar no processo de desenvolvimento da missão EnVision, a NASA também está preparando duas missões de observação do planeta Vênus.  As missões, intituladas DAVINCI+ e VERITAS, tem como objetivo compreender como Vênus se Vênus possui características realmente tão similares ao nosso planeta e se há a presença de vulcões ativos.

Enquanto DAVINCI irá mensurar a composição atmosférica do planeta, VERITAS quer mapear a superfície e determinar a história geológica do planeta. Ambas as missões estão programadas para acontecer entre 2028 e 2030.

Fonte: ESA, SciTechDaily

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.