Estudo mostra que uso do celular melhora habilidades de memória

O estudo foi publicado no Journal of Experimental Psychology: General, e contou com 150 voluntários

Estudo mostra que uso do celular melhora habilidades de memória
Créditos: pixabay.com / mohamed_hassan

Por meio de uma pesquisa publicada no Journal of Experimental Psychology: General, foi apontado que o uso de dispositivos eletrônicos aprimora a capacidade de recordar informações importantes. Consequentemente, essa característica ajuda a preservar informações não tão importantes, mas ainda relevantes. Entre os equipamentos estudados, celulares e outras máquinas similares foram mencionadas.

Este estudo realizado foi realizado no University College London. Anteriormente, outros profissionais, como neurocientistas, demonstraram certo receio com o uso excessivo desses recursos tecnológicos, pois temiam que poderiam causar degradação das habilidades cognitivas, culminando na chamada “demência digital”; contudo, os resultados recentes apontaram um desfecho diferente, pois reforçaram que os equipamentos, quando utilizados como instrumentos para reforçar demandas externas, podem ajudar as pessoas a lembrarem de outras informações, fora as salvas em celulares, computadores, tablets e similares.

Como chegaram neste resultado?

Foi desenvolvida uma tarefa de memória que poderia ser reproduzida em um tablet ou em computadores com tela touchscreen. Foram analisados 150 voluntários (entre 18 e 71 anos). Os indivíduos observaram até 12 círculos numerados em uma tela, e precisaram lembrar de arrastar alguns para a direita ou para a esquerda. A quantidade de círculos arrastados corretamente determinava o pagamento oferecido ao término do experimento.

Um lado específico rendia até 10 (dez) vezes mais dinheiro do que outro. Para determinar essa variação, eram consideradas como opções de “baixo” ou “alto valor”. A atividade foi realizada até 16 (dezesseis) vezes. Para lembrarem das suas funções, foram autorizados a criar lembretes em dispositivos eletrônicos para metade das tarefas. Já para a outra metade, apenas a própria memória foi permitida.

As pessoas preferiram usar o auxílio da tecnologia para os círculos considerados de alto valor. O resultado demonstrou que a capacidade de memória foi melhorada em 18% para esses círculos específicos, resultando também em uma melhoria de 27% ao precisar se recordar do restante, de baixo valor, recordados apenas com a memória, sem ferramentas externas.

Outra peculiaridade foi ressaltada: ao confiar nas máquinas para definir lembretes, ao perderem o acesso aos dispositivos, os participantes preservaram mais a memória dos círculos de baixo valor. Isso significa que, ao confiar na tecnologia e ser privado do recurso logo após, os participantes esqueciam as informações com mais facilidade.

De acordo com Sam Gilbert, autor sênior deste estudo e parte do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London, foi uma surpresa os resultados que apontaram o aprimoramento da capacidade de lembrar das informações que não foram salvas nas máquinas. Gilbert complementa:

Isso ocorreu porque o uso do dispositivo mudou a maneira como as pessoas usavam sua memória para armazenar informações de alta importância versus informações de baixa importância. Eles salvaram informações de alta importância no dispositivo e usaram sua própria memória para informações menos importantes.

 

Continua após a publicidade

Com relação às preocupações da suposta “demência digital”, o pesquisador concluiu:

“Usar um dispositivo de memória externa pode até melhorar nossa memória para informações que nunca salvamos. Caso contrário, se uma ferramenta de memória falhar, podemos ficar com informações de menor importância em nossa própria memória”.

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Utiliza o seu computador, ou o seu celular, para definir lembretes de tarefas importantes? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Fonte: oglobo.globo.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.