Por que os pneus de carros elétricos são mais exigidos?

Novas tecnologias estão em desenvolvimento para atender as demandas desse mercado

Por que os pneus de carros elétricos são mais exigidos?
Créditos: Tesla/Reprodução

Carros elétricos tem algumas particularidades que os diferenciam dos modelos usuais, como os pneus. Questões como essa exigem pesquisas e desenvolvimento de tecnologias especiais para modelos de carros específicos.

Pensando na qualidade dos pneus e de como os carros elétricos podem exigir um desempenho maior deles, os fabricantes estão alinhando suas demandas com as empresas responsáveis pelo desenvolvimento desses pneus para que as expectativas de desempenho sejam devidamente atendidas.

Pneus especiais para carros elétricos

Os pneus podem ser vistos como uma das partes mais importantes de um carro - já que é uma das únicas partes que de fato tem contato com o solo. Agora acrescente a isso o peso extra que carros elétricos têm em relação aos carros comuns e você concluirá que esses quatro anéis de borracha merecem sim uma atenção especial.

"Gostamos de projetar [o pneu] enquanto o carro está sendo projetado", explicou Ian Coke, diretor de qualidade da Pirelli. "Isso significa começar com o OEM (Original Equipment Manufacturer) vários anos antes de o carro estar à venda, quando ainda é apenas um conceito em desenvolvimento. Ou se você for Tesla, seis semanas, porque eles funcionam de uma maneira diferente", ele riu. "Estamos conhecendo a Tesla muito bem agora", disse ele, enquanto a empresa italiana de pneus desenvolve borracha para a montadora.

Coke deixa bem claro, em sua fala acima, que o ideal para o desenvolvimento de um pneu adequado para carros elétricos deveria ser feito juntamente com o projeto do carro em si. O ideal é que o carro já saia de fábrica com os pneus ideais - "há tantas mudanças que, se você não estiver trabalhando com a equipe de design [o mais cedo possível], será pego de surpresa e os custos e os tempos de desenvolvimento podem continuar", disse ele.

Além de mais robustos e pesados, os carros elétricos geralmente têm um torque maior, o que exige uma aderência maior do conjunto de pneus.

"Tivemos que introduzir um novo índice de carga para poder suportar os pesos desses veículos. E acho que fomos os primeiros a trazer isso com o Lucid Air", disse Coke. Isso é feito reforçando a construção da parede lateral e através do uso de tecidos sintéticos (como fibras de aramida).

 

Com o problema do peso resolvido, ainda resta o da durabilidade e do quanto o pneu consegue alcançar. "Claramente, uma das principais restrições é que você realmente precisa usar muita tecnologia em termos de construção, em termos de compostos - especialmente compostos de sílica de alto teor - para realmente trabalhar nessa resistência ao rolamento", disse Coke. 

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Apesar da Pirelli ter conseguido fabricar pneus que atendem a essas demandas, o processo envolve comprometer outras características. Quem opta - e tem poder aquisitivo -, por um carro elétrico, tem que estar ciente de que o desgaste dos pneus será maior nesses modelos do que nos convencionais.

Outro ponto a ser levado em consideração é quanto a motorização silenciosa desses modelos. Enquanto em um modelo tradicional você não escuta a rolagem dos pneus, nos carros elétricos isso acaba se tornando uma questão, pelo motor fazer pouco barulho.

Muita pesquisa ainda é realizada, com a Pirelli sendo uma das empresas à frente nesse sentido, atendendo montadoras como Tesla, BMW, Rivian, Lucid e Karma. Com uma inserção maior desses modelos no mercado e caso se tornem mais acessíveis, logo haverão novas soluções para resolver essas questões relacionadas ao desempenho dos pneus em carros elétricos.

Via: Ars

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