Telescópio James Webb captura imagem de galáxia com aspecto de "roda de carro"

Galáxia tem formato similar ao de uma roda de carroça

Telescópio James Webb captura imagem de galáxia com aspecto de "roda de carro"
Créditos: Divulgação/NASA

A NASA divulgou nesta terça-feira, dia 2 de agosto, mais uma imagem surpreendente registrada pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST). A nova fotografia do JWST mostra de maneira muito detalhada a galáxia Cartwheel (roda de carroça, em tradução direta), uma formação com estrutura peculiar, possuindo um anel externo e e braços de galáxias espirais.

02/08/2022 às 14:49

Telescópio James Webb divulga imagem com a estrela mais antig...

Mas você precisa dar um zoom muito grande para observá-la

Galáxia Cartwheel — forjada no caos

Galáxias podem ser de quatro tipos: elípticas, espirais, lenticulares e irregulares. A galáxia "roda de carroça" se encaixa nessa última definição. Ela possui dois anéis, que a faz pertencer ao tipo de galáxias irregulares com formato de anel, e também braços conectando o anel externo com o interno — esses braços "fracos" são uma características de galáxias lenticulares. Seu nome vem justamente de sua aparência lembrar uma roda com aros.

Descoberta em 1941, a resposta sobre como ela tomou essa formato foi demorou um tempo até ser descoberta. A galáxia Cartwheel, que um dia foi uma espiral como a nossa Via Láctea, se chocou há 200-300 milhões de anos atrás com uma galáxia menor que a orbitavas. A colisão "acertou na mosca", de maneira direta entre os núcleos, e causou uma enorme onda de choque gravitacional, comprimindo gases e dando o formato que vemos hoje. Entretanto, a galáxia Cartwheel está aos poucos retomando a forma de uma galáxia espiral. Veja a imagem registrada pelo James Webb, seguido da captura feita pelo Hubble.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

31/07/2022 às 10:30

Foguete chinês descontrolado cai no Oceano Índico

É improvável que os detritos tenham caídos em alguma área povoada

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros. Sua operação iniciou no dia 12 de julho de 2022.

Fonte: Engadget