Preciso trocar o chip do celular para usar o 5G puro?

Confira o que dizem TIM, CLARO e VIVO sobre a necessidade de um chip novo para utilizar o 5G

Preciso trocar o chip do celular para usar o 5G puro?

O 5G já está operando em quatro cidades brasileiras, Brasília (DF), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG), e também já está com chegada confirmada do sinal 5G em São Paulo (SP) para a próxima quinta-feira (04), porém muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito do novo sinal e uma das questões mais recorrentes é sobre a necessidade ou não de trocar o seu chip do celular para utilizar a rede 5G.

Nós separamos para você a explicação sobre o uso ou não de um novo chip, mas para que você consiga entender melhor a situação do 5G no Brasil, é importante saber que esta implementação do sinal 5G no Brasil se divide em três sinais diferentes do 5G para os clientes, que são os seguintes:

  • 5G Puro/SA (standalone) : Utilizando apenas a tecnologia do 5G, essa opção oferecerá o máximo de velocidade e latência aos usuários que utilizarem essa rede.
  • 5G NSA (non-standalone): Utiliza o sinal do 5G, mas utilizando parte da rede central de 4G. Resultando em altas taxas de velocidade porém deixando a desejar na latência.
  • 5G DDS: É uma tecnologia que utiliza a frequência 4G para oferecer internet que alcança a taxa de até 100 Mbps. Não é o 5G real.

Confira abaixo o que cada operadora diz sobre o uso de um chip novo e o sinal fornecido.


TIM


Não será necessário efetuar a troca do chip para utilizar o 5G da operadora, porém o acesso ao 5G SA será inicialmente apenas para assinantes dos planos TIM Black TIM Black Família.

MAPA DE COBERTURA DO SINAL 5G DA TIM | APARELHOS COMPATÍVEIS COM O 5G DA TIM


VIVO


Os usuários que utilizarem a rede 5G NSA não precisarão efetuar a troca do chip, porém os usuários que desejarem utilizar o 5G Puro/SA precisarão efetuar a troca do chip.

MAPA DE COBERTURA DO SINAL 5G DA VIVO | APARELHOS COMPATÍVEIS COM O 5G DA VIVO


CLARO


Os usuários que utilizarem a rede 5G NSA chamada pela Claro de 5G+ não precisarão efetuar a troca do chip, porém os usuários que desejarem utilizar o 5G Puro/SA precisarão efetuar a troca do chip.

MAPA DE COBERTURA DO SINAL 5G DA CLARO | APARELHOS COMPATÍVEIS COM O 5G DA CLARO

Continua após a publicidade

Quais são as suas expectativas com a chegada do 5G? Pretende utilizar a nova tecnologia? Participe nos comentários com a sua opinião!

Governo Federal pedirá à Apple agilidade no suporte ao 5G puro no Brasil

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.