Bandana da Xiaomi promete controle de produtos com o poder da mente

Vencedora do terceiro hackathon online da empresa, a Xiaomi MiGu Headband também monitora as ondas cerebrais e identifica o cansaço quando uma pessoa dirige

Bandana da Xiaomi promete controle de produtos com o poder da mente
Créditos: Gizmochina

A Xiaomi é conhecida por criar produtos inovadores que parecem ter saído diretamente da ficção científica. O CyberDog, por exemplo, é um robô de quatro patas que imita as ações e o comportamento de um cachorro. Ele consegue andar, correr, pular e até fazer um backflip. Ainda ontem, a empresa anunciou seus óculos de realidade aumentada, o Mijia Glasses Camera. O produto vestível vem equipado com chip Snapdragon de oito núcleos, câmera dupla de 50 megapixels com zoom óptico e visor OLED.  

Agora, a empresa apresenta a Xiaomi MiGu Headband, uma espécie de bandana ou faixa de cabeça que, teoricamente, permite que os usuários controlem produtos domésticos inteligentes com a mente, usando ondas cerebrais.

De acordo com a empresa chinesa, a bandana faz parte do projeto que ganhou o prêmio de primeiro lugar no terceiro hackathon online do Xiaomi Group. A faixa de cabeça Xiaomi MiGu funcionará não apenas para permitir que os usuários controlem suas casas com a mente, mas também para monitorar a fadiga enquanto a pessoa dirige. 

O engenheiro do projeto espera que o produto permita que todos desfrutem de uma vida inteligente mais conveniente, com uma forma mais natural de interação.

Crédito: Gizmochina

Monitoramento do cérebro

A equipe por trás da bandana MiGu afirma que existem três pontos no produto que ajudam a obter sinais elétricos. Ele também pode fazer uma eletroencefalografia ou encefalograma (EEG) do usuário usando a diferença de potencial entre os pontos.

O EEG é um teste que mede a atividade elétrica no cérebro, normalmente com a utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. As pessoas produzem diferentes formas de onda em diferentes estados emocionais. Uma pessoa adulta, por exemplo, estando acordada, apresenta  ondas de alta frequência e baixa amplitude (alfa e beta). A faixa de cabeça Xiaomi usa inteligência artificial para mapear essas ondas.

Ainda não se sabe se a bandana será comercializada ou não. Mas como o produto parece bastante interessante, provavelmente chamará a atenção de empresas, caso a Xiaomi decida vendê-lo.

Fonte: Gizmochina

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.