China ameaça Taiwan e ações de fabricantes de chips caem

Milhares de pessoas acompanham o voo de da presidente da câmera dos EUA rumo à Taiwan

China ameaça Taiwan e ações de fabricantes de chips caem
Créditos: TSMC/Reprodução

A visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à Taiwan nesta terça-feira (02), resultou em críticas por parte do governo chinês e ameaças da China à Taiwan. Como resultado, as ações da TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo, fecharam em queda de 2,4%

27/06/2022 às 18:45
Notícia

Apple fará o chipset M3 e M2 Pro com o nó de 3 nm da TSMC

Fabricante usará os novos chips em diversos Macs de nova geração

Ações da rival UMC também caíram 3%, enquanto a empresa alemã Infineon registrou queda de 1,9% por volta das 10h (horário de Brasília). Já as empresas de semicondutores também exibiram quedas entre 2,7% e 3,8%. Já o índice acionário de referência em Taiwan também recuou 1,6% como consequência das tensões políticas. Por outro lado, as ações na China registraram a maior queda em mais de dois meses, revelando que a situação coloca todo o mercado asiático em uma situação complicada.

Enquanto o avião de Pelosi - registrado em site de tráfego aéreo como SPAR19, se aproximava de Taiwan; aviões de guerra da China sobrevoavam a linha que divide o Estreito de Taiwan. Segundo a agência internacional Reuters, o Ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, deu uma declaração em tom ameaçador para políticos que não apoiam as posições da China em relação à Taiwan. Segundo ele, políticos "que brincam com fogo, não terão bons resultados".

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA chega a Taiwan

Gerando grande tensão, o avião de Pelosi pousou em Taiwan por volta das 12h (horário de Brasília). Enquanto milhares de pessoas acompanhavam as informações do voo, sobrecarregando os servidores de sites como FlightRadar, o site oficial do presidente de Taiwan sofreu um ataque DDoS e ficou cerca de 20 minutos fora do ar.

Para o governo da China, a visita de Pelosi - segunda na linha de sucessão à presidência dos EUA, é um sinal que encoraja os movimentos pró-independência em Taiwan. A pequena ilha asiática declarou sua independência em 1949, mas a China nunca reconheceu Taiwan como país, declarando-a como província rebelde.

A chefe de estratégia da TS Lombard em Londres, Andrea Cicione, afirmou que as quedas nas ações só terão impacto a longo prazo caso a situação política se agrave. "Esta reação do mercado é esperada após o forte desempenho dos mercados de ações em julho. É improvável que o impacto a longo prazo seja significativo, a menos que a situação aumente, o que não seria minha expectativa no momento". Por esse motivo, as repercussões da visita de Pelosi à Taiwan devem afetar o mercado de semicondutores nos próximos dias.

Fonte: Reuters, Gizmodo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.