O bilionário e fundador da Microsoft, Bill Gates, investiu numa startup que promete produzir aparelhos de ar-condicionado mais econômicos e limpos.
Com o aquecimento global avançando, soluções para atender as demandas da população mundial sem agredir nosso planeta, se tornam cada vez mais necessárias. E é isso o que a Blue Frontier está mirando, e por esta razão estão desenvolvendo um aparelho de ar-condicionado mais limpo.
As startups de tecnologia tem tentado encontrar soluções para tornar nossa rotina mais fácil, mas sem deixar de se atentar a situação que nosso planeta está. Isso acaba resultando em produtos que não agridem o meio-ambiente ou pelo menos tem um impacto menor no planeta. E Bill Gates, através de sua fundação e diversos outros projetos, sempre está de olho em potenciais inovações que possam colaborar para a melhora da qualidade de vida da população.
Ar-condicionado limpo e econômico
Cada vez mais presentes nas residências mundo afora, os aparelhos de ar-condicionado são um alívio nos momentos de calor extremo, mas também são agressores do meio-ambiente. Além de consumir muita energia, eles emitem gases de efeito estufa, como hidrofluorcarbonos e dióxido de carbono. Mas a Blue Frontier espera mudar essa situação.
Sediada na Flórida, Estados Unidos, a empresa de engenharia foca no desenvolvimento de aparelhos de ar-condicionado que solucionem os problemas citados acima. Segundo a Blue Frontier, a sua nova tecnologia pode reduzir em até 90% o consumo de energia - números que chamaram atenção de Bill Gates e rendeu um investimento de US$ 20 milhões para o projeto.
Essa nova tecnologia se baseia num processo de resfriamento que vem de uma solução salina proprietária que se comporta como um dessecante. Através de uma bomba de calor, a solução salina altamente concentrada evapora parte da água, que fica vedada dentro dela até que o ar-condicionado seja necessário. Quando liberada, ela entra em contato com o ar, ela o desumidifica, absorvendo o vapor da água, para em seguida reduzir a temperatura do ar por meio de resfriamento evaporativo indireto.
Num primeiro momento, a Blue Frontier irá atender apenas edifícios não residenciais e novos edifícios que possam suportar uma unidade no telhado, ainda sem indicação de quando irão atender com unidades de seu aparelho diretamente nas janelas dos apartamentos.
Fonte: Blue Frontier.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.