Anatel irá liberar sinal 5G em São Paulo nesta quinta (4)

As teles já pediram licença para instalar 892 antenas na cidade, número superior ao mínimo exigido

Anatel irá liberar sinal 5G em São Paulo nesta quinta (4)
Créditos: James Yarema/Unsplash

Maior cidade do Brasil, São Paulo deve ganhar o sinal de internet móvel de quinta geração (5G) na próxima quinta-feira (4). O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Queiróz Moreira revelou a notícia ao Estadão/Broadcast. 

29/07/2022 às 20:25
Notícia

Quanto custa um plano 5G? Preciso pagar a mais por ele?

VIVO, TIM e CLARO oferecem condições para o uso da rede 5G no Brasil

O conselheiro é o presidente do grupo responsável pelo controle da faixa de transmissão do 5G. Ele explicou que irá convocar uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Na ocasião, a liberação do sinal de 5G será formalizada.

O Gaispi trabalha para garantir que não haja interferências na frequência do 5G. Isso inclui a migração do sinal de TV por antenas parabólicas. Assim, ela deixará a banda C para uma frequência na banda KU. Técnicos passaram os últimos dias nas ruas instalando filtros nos equipamentos e testando se esse “desvio” no sinal funciona corretamente. Com tudo pronto, a Anatel dará o sinal verde para as operadoras ligarem suas antenas do 5G.

Com isso, São Paulo se torna a quinta cidade do Brasil a contar com o 5G. Brasília foi a primeira, no dia 6 de julho. Na última semana, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre também tiveram o sinal liberado. Goiânia, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro também já passam pela instalação dos filtros e serão as próximas a receber o 5G, porém ainda sem data definida.

O processo de instalação dos filtros acontece em uma velocidade extraordinária. Vale lembrar que na última semana, Moreira afirmou que a capital paulista não contava nem com metade dos filtros instalados. “Em São Paulo, não chegaram nem na metade da implantação dos filtros. Estamos trabalhando com várias frentes também em Curitiba, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro”, declarou.

Agora o discurso é de que a cobertura 5G cresça rapidamente em São Paulo, segundo Moreira. “As operadoras estão colocando quase o dobro das antenas exigidas pela Anatel nessa fase inicial. Isso é um indicativo de que a competição está alta e elas têm a intenção de ampliar a cobertura o mais rápido possível”, afirmou.

Cobertura inicial

O mapa das antenas (veja abaixo) mostra que a cobertura está concentrada inicialmente no chamado centro expandido da capital paulista, entre as marginais Tietê e Pinheiros, pegando também uma boa parte da zona oeste e o começo da zona sul. Esse é o miolo onde ficam os principais prédios empresariais, polos de empregos e as famílias com maior poder aquisitivo. Já as zonas leste e norte, bem como o extremo da zona sul, têm antenas mais espalhadas.

Via: Estadão

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.