Pesquisa mostra como gotas de água podem tornar refrigeração de eletrônicos mais eficiente

Pesquisa mostra como gotas de água podem tornar refrigeração de eletrônicos mais eficiente

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Duke em parceria com a Intel descobriram um novo jeito de manter um sistema de resfriamento eficiente em eletrônicos utilizando gotas de água "que saltam". Essas gotas de água são, normalmente, moldadas a partir de vibrações ou materiais que repelem a água. 

Em um documento sobre a pesquisa, é explicado que a descoberta foi inspirada nas asas de cigarras, que são hidrofóbicas e repelem a substância (H2O). Na asa do inseto, quando duas pequenas gotas colidem elas viram uma gota maior, "pulando" e levando consigo poeira e sujeiras. Isso significa que as asas se mantém limpas a partir deste acontecimento natutal, e as empresas pretendem aplicar isso no setor de eletrônicos.  

A proposta é que esse fenômeno seja usado para auxiliar no resfriamento de dispositivos, e não só na limpeza, como acontece com as cigarras. 

Para que a água não entre em contaro com circuitos e possa causar um curto, os pesquisadores sugeriram a criação de uma "câmara de vapor", que pode ser alojada dentro dos sistemas eletrônicos. Essa câmara teria uma parede super-hidrofóbica enquanto outra parte seria esponjosa - hidrofílica (para reter a água ali).

Então, quando o dispositivo esquentasse, o vapor se condensaria em pequenas gotas de água. As gotas iriam em direção à parte hidrofóbica, juntando-se e formando uma grande gota. Depois, elas voltariam à parte hidrofílica, ciclo que ajudaria a resfriar o sistema. 

A pesquisa deixa claro que a vantagem desse sistema seria não oferecer riscos de curto circuito, além de que a câmara pode ser posicionada na vertical ou horizontal. 

User img

Redação MC

Redação do Mundo Conectado

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.