Mercado em alta: drones agrícolas da DJI disparam em vendas

Dentre os motivos do sucesso, estão a segurança dos operadores, a economia de água e a precisão da aplicação, que reduz impactos no meio ambiente

Mercado em alta: drones agrícolas da DJI disparam em vendas
Créditos: DJI

A venda de drones agrícolas da DJI Agriculture decolou nos últimos dois anos, tornando-se uma grande oportunidade de negócios para a empresa de tecnologia. A DJI tem colocado em seu portfólio pelo menos dois novos drones de uso na agrícola por ano desde 2019, sendo os modelos de ponta mais recentes o Agras T40 e o T20P.

Em seu relatório Agricultural Drone Industry Insights (2021), a DJI concorda que deu “um salto quantitativo” em termos de número total de drones e áreas operacionais; isso aconteceu apesar das regras e regulamentações nos EUA e na Europa dificultarem o crescimento.

Os pilotos da DJI cobriram, em missões agrícolas, um total de 66,7 milhões de hectares em 2021. Mais recentemente, a empresa também expandiu a disponibilidade de seu aplicativo móvel SmartFarm para oferecer suporte aos idiomas inglês, japonês e tailandês – indicando uma adoção mais ampla de drones de pulverização.

Por que os drones agrícolas se tornaram tão populares? 

Há vários motivos para o sucesso dos drones agrícolas.

Primeiramente, a pulverização feita por drones é mais precisa, o que reduz o impacto no meio ambiente. Em contraste, as pequenas aeronaves tripuladas usadas ??na agricultura tendem a pulverizar de forma mais ampla, com grande margem de erro, devido à velocidade e altitude de voo durante o trabalho.

Além disso, o uso de drones reduz as emissões de carbono e a poluição sonora, já que utilizam baterias de lítio, uma fonte de energia mais limpa que a gasolina utilizada em aviões ou tratores. Em termos de poluição sonora, as hélices dos helicópteros podem produzir um som próximo de 110 decibéis, 1,5 vezes o que o corpo humano pode tolerar. Já um drone operando à distância não causaria, em princípio, dano algum.

Ainda, o risco para o aplicador de pesticidas torna-se mínimo com drones. As operações de agricultura com aviões e helicópteros exigem que os pilotos voem manualmente e subam e desçam constantemente para garantir uma pulverização eficaz. Nivelar a aeronave depois de voar perto do solo é um desafio que nem sempre acaba bem. Cenários que aumentam a probabilidade de um acidente, por consequência, são descartados com o uso de drones agrícolas.  

Aeronaves não tripuladas na agricultura contribuem na economia de água

O uso de aeronaves não tripuladas na agricultura também economiza água em relação às práticas tradicionais de aplicação de pesticidas. Devido ao uso de tecnologia de pulverização de baixa capacidade, os drones agrícolas podem economizar 44 litros de água agrícola por hectare em comparação com as operações manuais. Assim, se os drones forem usados ??para pulverizar 1 bilhão de hectares de terras agrícolas, o consumo de água pode ser reduzido em 44 milhões de toneladas.

Continua após a publicidade

Outra vantagem é o custo-benefício dos drones. O custo de compra e manutenção de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) é muito mais barato que o de uma aeronave de pulverização tradicional. O helicóptero mais vendido para uso agrícola mundialmente, o Single Squirrel AS35, que vem com uma haste de pulverização de 10 metros, custa cerca de 3,6 milhões de euros (aproximadamente R$19 milhões na cotação atual). Já um drone agrícola não passa de 25.000 euros (cerca de R$132.597). A reparação e manutenção de drones agrícolas também são relativamente simples. A substituição de peças de alto consumo, como lâminas, pode ser feita pelo operador, e reparos mais complexos, por centros de serviço especializados.

Fonte: Drone DJ

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.